terça-feira, agosto 31, 2010
Corpo a corpo, hoje, na Zona Sul
Às 10h, todos nós tomaremos um café reforçado lá mesmo no Leblon. Depois, mais corpo a corpo, desta vez na área comercial do bairro. Às 14h30 e até as 16h, corpo a corpo com a equipe da Barra da Tijuca, na Avenida Olegário Maciel. Outro compromisso da campanha do 15.555: das 16 às 19h, caminhada na Comunidade Renascer, no Tanque, em Jacarepaguá. Às 20h, reunião domiciliar no mesmo bairro.
Ontem, em Armação dos Búzios, onde fui presidir uma audiência pública da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, recebi o apoio de numerosos eleitores. Eles também me entregaram uma série de reivindicações, principalmente sobre questões ambientais no município. Prometi a todos um encaminhamento imediato dos pleitos apresentados.
publicado por André Lazaroni em 31.8.10 |
segunda-feira, agosto 30, 2010
Um domingo de muita alegria
publicado por André Lazaroni em 30.8.10 |
domingo, agosto 29, 2010
Hoje, caminhada da vitória na orla
publicado por André Lazaroni em 29.8.10 |
sábado, agosto 28, 2010
Campanha do 15.555 recebe mais apoio
Vejam esta constatação. Como os cariocas da capital, os fluminenses do interior, fazem uma importante reivindicação: que seja mantido, pelos próximos 4 anos, o grande arco de alianças entre as autoridades federais, estaduais e municipais que tanto beneficiou a todos. Em Miracema, Itaperuna, Duque de Caxias, Jacarepaguá ou Méier, ouvi as pessoas apelando para que esse clima de harmonia administrativo permaneça, pois ele resultou em substanciais melhorias na saúde, educação, segurança, transportes, meio ambiente e infraestrutura.
Certamente que tudo continuará como está, para benefício de todos. E hoje, volto às ruas, logo cedo, para mais um prolongado corpo a corpo, na Barra, Leblon e Alcântara. Vou lá, com as bandeiras do PMBD Verde e as metas da nossa campanha para deputado estadual com o 15.555.
Marcadores: http://www.blogger.com/img/blank.gif
publicado por André Lazaroni em 28.8.10 |
sexta-feira, agosto 27, 2010
Minha lei em favor da cultura popular
Ainda hoje repercute o alcance social desta lei. Como disse minha mãe, a escritora, líder ambientalista e defensora dos direitos civis, professora Dalva Lazaroni, “a lei 4509 foi uma vitória de todos os grupos de Folias de Reis que sempre lutaram pela liberdade de fazer suas comemorações, sem ter que pedir licença às autoridades. Esse documento legal pos fim a um período lastimável de submissão da cultura popular à polícia, herança antiga, vinda de períodos ditatoriais de nossa história. Era inconcebível a manutenção dessa medida de arbítrio.”
A lei foi decretada pela Assembleia Legislativa, depois de longa tramitação, e sancionada pelo governo do Estado. Ela alterou o artigo primeiro da Lei 1989, que passou a ter a seguinte redação: “ficam os grupos de Folias de Reis, expressão de cultura popular das mais significativas do estado do Rio de Janeiro, isentos da obrigatoriedade de Licença Especial expedida pelas delegacias de Polícia. A Folia de Reis é uma festa cristã que lembra a visita dos Reis Magos, Gaspar, Baltasar e Melquior ao Menino Jesus recém-nascido em Belém.” Tenho a certeza de que a festa se faz, hoje, com muito mais alegria.
publicado por André Lazaroni em 27.8.10 |
quinta-feira, agosto 26, 2010
Lembrar para não Esquecer!
Como dizem meus amigos organizadores, Lembrar para não Esquecer! O ato começará às 15h30, na Praça Catolé da Rocha s/n, em Vigário Geral. O dia 29 de Agosto é marcado no calendário do Rio de Janeiro, desde 2003, como o Dia de Luta do Povo contra a Violência. A data foi instituída pela Assembleia Legislativa através de Projeto de Lei de minha autoria. Seis policiais militares foram condenados, mas apenas dois ainda cumprem a pena. Quatro estão soltos graças a habeas-corpus.
publicado por André Lazaroni em 26.8.10 |
quarta-feira, agosto 25, 2010
Desde 2009 estou de olho na CSA
A punição elevada já era prevista quando, em vistoria, foi comprovado que embora esteja em fase de pré-operação, a CSA não comunicou às autoridades que enfrentava problemas com seu alto-forno para que fossem adotadas providências. A CSA é minha velha conhecida. Ela traz progresso e desenvolvimento ao estado do Rio de Janeiro, mas também muitos problemas ambientais.
Audiência pública que presidi na Alerj, em 2009, concluiu que a empresa teria que colocar em prática uma série de medidas compensatórias da emissão para a atmosfera de quase 10 toneladas de dióxido de carbono por ano. Como presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente até o final de meu mandato atual, continuarei vigilante e atento. Em setembro passado, fiz uma vistoria nas instalações da empresa.
publicado por André Lazaroni em 25.8.10 |
terça-feira, agosto 24, 2010
O PMDB abraçou o Verde
Hoje, a campanha por minha reeleição, com o número 15.555, continua com o mesmo entusiasmo e grande apoio. Começamos com um café da manhã em Copacabana. Depois, irei à reunião com moradores de Duque de Caxias, na Rua Lauro Neiva, 76. Vamos ouvir muito a comunidade local. Às 21h, jantar de apresentação da minha candidatura aos amigos
e familiares de amigo Anderson Pomar, em Ipanema. Vamos cada vez mais firmes com a defesa do Verde que é muito grande para uma só bandeira!
publicado por André Lazaroni em 24.8.10 |
segunda-feira, agosto 23, 2010
Dia 30, audiência pública em Búzios
Com a criação da Unidade de Conservação Municipal, o Parque dos Corais, em novembro de 2009, o planejamento ora existente no município necessita de uma revisão. A questão será discutida nos âmbitos federal, estadual e municipal, averiguando competências.
Estão convocados para a audiência o prefeito de Armação dos Búzios, Delmires de Oliveira Braga, o presidente do Inea, Luiz Firmino, a presidente da Turisrio, Marina Esteves, o superintendente do Serviço do Patrimônio da União(GRPU) e diversas outras autoridades e representantes da sociedade civil.
publicado por André Lazaroni em 23.8.10 |
domingo, agosto 22, 2010
Voto será pela unidade do Rio
Em 3 de outubro, certamente reelegeremos Sergio Cabral 15 com votação histórica, levando para Brasília o senador Jorge Picciani 155 e uma bancada expressiva de deputados federais. Aqui, para o prosseguimento da luta na Alerj, confio em minha reeleição para um terceiro mandato, com o número 15.555 a deputado estadual. O PMDB e o PMDB Verde tem o compromisso maior com o povo. A garantia da aliança político-administrativa com Brasília será mantida com a eleição de Dilma Rousseff, 13.
A vitória é certa!
publicado por André Lazaroni em 22.8.10 |
sábado, agosto 21, 2010
André Lazaroni - Jingle de campanha 15.555
André Lazaroni - jingle by andrelazaroni
Marcadores: SoundCloud
publicado por André Lazaroni em 21.8.10 |
Ampliação do aeroporto de Macaé
Defendo a ampliação do aeroporto de Macaé, obra vital para o desenvolvimento do município. Essa providência é urgente, pois o aeroporto já está com a capacidade de operação praticamente esgotada, contando com apenas uma pista de 1,3 mil metros de extensão e 30 metros de largura.
Macaé é um dos municípios brasileiros com maior índice de crescimento. E não há dúvidas de que está destinado a se tornar o grande pólo de desenvolvimento socioeconômico da região. Para que isso aconteça, porém, é fundamental ampliar o aeroporto, possibilitando que receba grandes aviões cargueiros, que atualmente estão tendo de operar no aeroporto de Cabo Frio.
O aeroporto de Macaé, por estar mais próximo das plataformas de petróleo, tem melhores condições de vôo e possui instrumentos como o VOR 112.70 e NDB 240.0, radiofaróis que permitem aos operadores da torre de comando e aos pilotos saberem exatamente a localização dos aviões que circulam na região. Dispõe também de uma Torre/TMA, que filtra e melhora o sinal de recepção das antenas.
Além disso, ele está instalado numa área de 480 mil m² e tem todas as condições para ser ampliado. Com essa finalidade, vou manter urgentes contatos com as autoridades de Infraero e do governo federal, com o apoio do governador Sérgio Cabral, para que as obras em Macaé sejam aprovadas e iniciadas o mais rápido possível.
Macaé sabe que sempre pode contar comigo.
publicado por André Lazaroni em 21.8.10 |
sexta-feira, agosto 20, 2010
Taxistas, meus amigos de sempre!
Lembro aqui que fui o primeiro parlamentar do Rio de Janeiro a defender o uso de GNV (Gás Natural Veicular) pelos taxistas, tomando essa iniciativa na Assembléia e pressionando os governos do estado e federal. Agora defendo a ampliação do incentivo fiscal para os taxistas adquirirem novos automóveis com preços ainda menores, para modernizar a frota estadual.
Um dos meus projetos de lei obriga a Cedae a oferecer serviços de água e esgoto nos pontos de táxi de todo o estado, para os motoristas instalarem banheiros nesses locais. Digo sempre: “o banheiro químico não funciona para estes casos, e a manutenção é muito cara para o governo”.
Defendo ainda a extensão dos incentivos fiscais (redução de impostos) para a compra de pneus por taxistas, que terão direito de adquirir dois jogos de pneus a cada ano, com redução do preço.
publicado por André Lazaroni em 20.8.10 |
quinta-feira, agosto 19, 2010
Vitória de Picciani 155. Resposta do eleitor
Parabéns, meu senador, pela firmeza, coerência e bom ânimo mostrados na inauguração do horário eleitoral. O voto no 155, para senador, será uma resposta do eleitorado da capital e dos demais municípios fluminenses, a quem tanto trabalhou pelo Rio de Janeiro. Nunca é demais repetir: Jorge Picciani é um político que sabe dialogar, conciliar diferenças, trabalhar junto, aproximar. O presidente da Alerj já cumpriu seu trabalho em nosso estado.
Eleito senador em 3 de outubro, Jorge Picciani vai ser a voz do Rio de Janeiro em defesa dos nossos interesses e em busca de mais recursos para a administração Sérgio Cabral. Estamos juntos, amigo presidente e amigo senador! Na foto que ilustra este texto, vemos o grande líder na cozinha da casa de meus pais, “inspecionando” o trabalho das cozinheiras Beth e Lourdes, “assessorado” pela Marlene. Ele deu nota 10 para o concorrido almoço de domingo.
publicado por André Lazaroni em 19.8.10 |
quarta-feira, agosto 18, 2010
Dobradinha com Pedro Paulo dá show
Em Copacabana, num jantar promovido pelo amigo Elias, mais de 200 pessoas se reuniram para nos ouvir. Falei muito da importância da defesa do meio ambiente e do crescimento cada vez maior do PMDB Verde, que tenho a honra de presidir. Na esperança da vitória, podemos antever que continuaremos a trabalhar em benefício de todos de forma bem antenada: a presidente Dilma, o governador Sergio Cabral, o senador Jorge Picciani, o Pedro Paulo e eu. A unidade foi a chave do sucesso político-administrativo do Rio de Janeiro nos últimos 4 anos e vai continuar a ser nos próximos 4 anos.
publicado por André Lazaroni em 18.8.10 |
terça-feira, agosto 17, 2010
Minhas conversas com os eleitores
Pessoas pediram minha opinião sobre o Complexo Petroquímico do Rio, o Comperj, já em franca construção do outro lado da Baía de Guanabara. Lembro o que disse a elas: sou pela transparência das informações no acompanhamento da implantação do complexo, cujo projeto está sendo duplicado. Faço cobranças na Alerj e continuarei atento ao desenvolvimento dessas obras gigantescas.
Hoje, sigo em campanha em busca de apoio dos eleitores à minha candidatura à reeleição, com o 15.555. Às 10h, mais uma vez em Duque de Caxias. Desta vez, com moradores na Rua Lauro Neiva, 76, em frente à Viação Vera Cruz. Depois, às 11h, reunião com apoiadores daquele importante município da Baixada. Permanecerei ainda à tarde lá em Caxias. Depois, plenário da Alerj, pois estou em cumprimento de mandato. Às 19h, reunião com Carlos Augusto da Cidade e eleitores, no Projeto Dançarte, na Avenida Henrique Valadares.
Domingo no final da tarde e à noite fui a um estúdio para a gravação dos programas eleitorais que serão exibidos no horário gratuito do TRE, na rede de TV. Foi muito bom. Falei objetiva e claramente das minhas propostas para o terceiro mandato. Dou graças a Deus mais uma vez. Tenho excelente apoio e sou feliz em minhas exposições.
publicado por André Lazaroni em 17.8.10 |
segunda-feira, agosto 16, 2010
Mais dos meus compromissos políticos
Essa etapa do programa, segundo o meu propósito de luta política, diz respeito à instalação de troncos coletores, rede coletora e o restante da construção de ETEs (estações de tratamento de esgotos sanitários), bem como pela implantação da Fase 2. Esta se relaciona com o anel sanitário do fundo da Baía de Guanabara, cujas obras ainda não foram iniciadas.
Sobre a Lei da Política Ambiental, sou pela aprovação e imposição dessa lei no Rio de Janeiro, tal como foi feito com o Código Ambiental do Estado, cuja elaboração teve a minha presidência. Numa reunião com amigos da Ong Tamoyos, de Cabo Frio, prestei muitos desses esclarecimentos.
publicado por André Lazaroni em 16.8.10 |
domingo, agosto 15, 2010
Satisfação. Eleitor aplaude projeto de lei
Ao longo de 2009 e nos primeiros meses deste ano, recebi muitas queixas pessoais, cartas, e-mails e telefonemas de cidadãos que fizeram relatos preocupantes sobre esses sistemas de proteção. O que é o guard rail? Trata-se uma proteção metálica colocada ao lado da pista, que serve como uma cerca de forma a proteger em trechos de curvas estreitas. Ocorre que, quando mal posicionadas, essas proteções, ao invés de protegerem, acabam sendo perigosas para os motoristas, principalmente motociclistas que percorrem a rodovia e que acabam sofrendo danos e quedas.
Os motoqueiros se referem também ao “efeito guilhotina”. Guard rails têm lâminas de aço fixadas por hastes com vãos que acarretam, em alguns casos, efeitos desastrosos caso o usuário caia e deslize em sua direção. Tendo em vista o que descrevi, apresentei então, na Alerj, projeto de lei que obriga a reformulação das estruturas de guard rails, a fim de dar mais proteção aos usuários.
O PL nº 3235/2010 diz em seu Art. 2º - Consideram-se mecanismos de segurança nos guard rails, visando proteger os indivíduos em acidentes de trânsito, os seguintes: I - instalação de lâmina inferior nesses protetores. II - instalação de amortecedores para eliminar o “efeito rebote” dos indivíduos. E III - instalação de tecido na parte inferior da defensa do guard rail, evitando assim que alguém, em caso de acidente, passe por baixo dele. O projeto de lei está em andamento nas comissões da Assembleia e deve ir a plenário, para votação, ainda neste semestre.
publicado por André Lazaroni em 15.8.10 |
sábado, agosto 14, 2010
Hoje é dia de vacinar contra poliomielite
Disse ela: “a poliomielite é uma doença muito grave que está erradicada do país há muitos anos. Mas, ela existe em vários lugares do mundo, como nos continentes africano e asiático. A vacinação é muito importante para que a gente não corra o risco de um visitante estrangeiro trazer a doença novamente para Brasil.”. A vacina contra a pólio não tem contraindicação e os pais devem levar a caderneta de vacinação, mesmo que ela esteja em atraso. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave, transmitida por um vírus e pode provocar sequelas permanentes ou mesmo levar à morte. A primeira dose foi ministrada em junho passado.
Informa o Ministério da Saúde que, durante o dia da vacinação contra a poliomielite, equipes de saúde aproveitam para atualizar o cartão de vacinação das crianças, com vacinas contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. A atualização de vacinas ocorre apenas em postos fixos. No caso das crianças entre dois e cinco anos, muitos municípios devem aproveitar a primeira etapa da campanha para imunizar aquelas que ainda não se vacinaram contra a nova gripe. Garante o Ministério: tomar duas ou mais vacinas no mesmo dia, em geral não oferece risco à saúde das crianças.
publicado por André Lazaroni em 14.8.10 |
sexta-feira, agosto 13, 2010
Alô, Caxias?! Estarei aí já pela manhã!
Estou gostando de ver o andamento da minha campanha à reeleição para deputado estadual, pelo PMDB 15.555. Além das adesões que recebo pessoalmente, no corpo a corpo que tenho feito todos os dias, sou surpreendido favoravelmente com apoios que chegam aos comitês, nos bairros da capital e nos municípios. Hoje, sexta-feira, desde cedo estarei em Duque de Caxias. Às 9h, corpo a corpo em feira-livre, na Vila São Luiz. No começo da tarde, ainda em Caxias, participarei do evento Brasil sem alergia, na Praça da Apoteose.
Depois, a partir das 14h, outro compromisso com o pessoal do Brasil sem alergia, desta vez em Belford Roxo. Às 18h, atravessarei a ponte para uma reunião com equipes, em Niterói, para apresentações da minha candidatura a deputado estadual e do amigo Sergio Zveiter, a deputado federal. Local: Ponto Cem Réis. De volta, já mais tarde, vou fazer um corpo a corpo com o pessoal do Livre, na Lapa. E fechando o dia com chave de ouro, estarei com o Bernardo Lazaroni na escolha do samba da São Clemente. É isso!
publicado por André Lazaroni em 13.8.10 |
quinta-feira, agosto 12, 2010
Cinema com conforto
Ontem, na Zona Sul do Rio, quando fazia corpo a corpo com os eleitores, tive uma conversa simpática com o Flávio, morador de Madureira e comerciário em Copacabana. Depois de se mostrar solidário com a minha campanha à reeleição do meu mandato de deputado estadual, o Flávio quis saber de um projeto de lei de minha autoria que prevê mais conforto para os freqüentadores de cinema. Disse a ele que se trata do projeto de lei nº 1972/09.
Como diversos deputados da Alerj, Flávio também o julgou lógico, oportuno, adequado e bem apropriado para os dias de hoje que marcam o pleno ressurgimento do cinema. Trata-se do PL que obriga as salas de exibição cinematográfica do estado do Rio de Janeiro a observarem distância mínima necessária entre a tela de projeção e a primeira fila de poltronas, para que todas as pessoas assistam às sessões de forma adequada, sem prejuízo de seu conforto.
Na justificativa, alertei que as salas de projeções, em sua absoluta maioria, não possuem distância mínima entre a tela de projeção e as poltronas da primeira fileira, essencial para que os espectadores assistam à sessão de forma adequada, sem detrimento do seu conforto.
publicado por André Lazaroni em 12.8.10 |
quarta-feira, agosto 11, 2010
Transporte de resíduos perigosos
A jornalista Suelene Gusmão, do MMA, em reportagem, mostra que as informações sobre o transporte interestadual de cargas perigosas deverão ser repassadas ao Ibama com 48 horas de antecedência. A determinação faz parte da proposta de Resolução a ser votada na próxima reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), marcada para os dias 26 e 27 deste mês, no auditório-sede do Ibama, em Brasília. Além da questão dos resíduos perigosos, a plenária vai debater também a restauração e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
De acordo com a proposta, as informações farão parte da base de dados do Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais (CTF). Caberá ao Ibama disponibilizar, até 31 de março de 2011, em seu site eletrônico, o formulário específico para declaração das informações. São considerados resíduos perigosos aqueles que, em razão de suas características, apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental. As características são quanto à inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade, patogenidade, carcinogenidade, teratogenicidade (anomalias fetais) e mutagenicidade.
O assunto começou a ser debatido no âmbito do Conama em 2002, quando foi formado um grupo de trabalho para os debates. O tema foi discutido em seminário nacional e o resultado transformado em proposta de Resolução que tramitou na Câmara Técnica de Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos. Na reunião plenária do Conama, será apresentado o Painel de Debates sobre Política Energética e Meio Ambiente. Serão apreciadas duas moções: uma que recomenda a criação de corredor ecológico no Rio Pelotas e outra de repúdio à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Ao final da reunião, os conselheiros serão informados sobre o andamento do cumprimento das condicionantes do licenciamento ambiental do Projeto de Transposição do Rio São Francisco; o Relatório Anual de Gestão de Florestas Públicas 2009; o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab); e o Relatório Final do Grupo de Trabalho de monitoramento do fósforo.
publicado por André Lazaroni em 11.8.10 |
terça-feira, agosto 10, 2010
Minha defesa do Rio Paraíba do Sul
Posso acrescentar que, como diria um amigo de Duque de Caxias, onde estive em campanha ontem, “tudo não passa de uma longa de verão”... Sempre lutei pela preservação desse único manancial disponível para abastecer a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com mais de 10 milhões de habitantes, bem como diversas outras cidades. Esse rio sofre mesmo, hoje, ameaças diversas, quer por acidentes ambientais provocados por empresas, quer por uso de suas águas para fins industriais.
publicado por André Lazaroni em 10.8.10 |
segunda-feira, agosto 09, 2010
Campanha sábado, ontem e hoje
Hoje, segunda-feira (9/8), mais corpo a corpo com o eleitorado. A partir das 9h, e até o meio da tarde, estarei em Duque de Caxias, cidade onde vivi e que conheço como a palma da minha mão. Vamos lá! Estarei no centro conversando com passantes dos calçadões, comerciantes, pessoas em filas de bancos, e estudantes. Às 17h, no Jacarezinho, aniversário do MC Serginho. Às 21h, jantar com 200 pessoas, no La Mole da Barra da Tijuca.
publicado por André Lazaroni em 9.8.10 |
domingo, agosto 08, 2010
Compromissos de campanha
Quanto às encostas de morros e montanhas, muito já afirmei aqui mesmo neste espaço e muito tenho legislado na Assembleia. Defendo a ocupação racional de nossas encostas, reduzindo a taxa de ocupação e evitando, dessa formas, desmatamentos, ocupações irregulares e acidentes ambientais em todos os municípios.
publicado por André Lazaroni em 8.8.10 |
sábado, agosto 07, 2010
Reunião em Silva Jardim foi 10!
Na sexta-feira, também fui a Silva Jardim, para um encontro político com a deputada Solange Almeida e com eleitores do município. Só posso dizer uma coisa: tudo muito bom. Tudo 10! Eu e a deputada temos afinidades políticas e pensamos um Rio de Janeiro unido e em defesa da população. Chega de desavenças, como vimos no passado recente.
publicado por André Lazaroni em 7.8.10 |
sexta-feira, agosto 06, 2010
Vírus da dengue volta a atacar
Atenção, todos! A Secretaria Estadual de Saúde informou, ontem, que o vírus tipo 1 da dengue voltou a ser detectado no estado do Rio de Janeiro após 20 anos de inatividade. Como não se convivia com essa variação do vírus da dengue, a secretaria está em alerta para evitar uma epidemia nos municípios devido à baixa resistência imunológica da população.
Para o entomologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Rafael Freitas, há muito mosquito no Rio de Janeiro e, neste primeiro momento, não dá para identificá-los como o transmissor da dengue. Porém, destacou ele à Agência Brasil, caso os mosquitos sejam o Aedes aegypti, uma epidemia não está descartada.
Algumas recomendações das autoridades sanitárias para evitar a proliferação dos mosquitos são: não deixar água parada em recipientes como garrafas, vasos de plantas e pneus, além de manter as caixas de água bem tampadas para evitar os criadouros do transmissor da dengue.
publicado por André Lazaroni em 6.8.10 |
quinta-feira, agosto 05, 2010
Minha preocupação com a cultura
Como cidadão e parlamentar sempre entendi que a cultura é uma das principais ocupações humanas. Sem ela não há povo, não há pátria. A cultura brasileira, que ainda luta para encontrar sua importância fundamental, é altamente expressiva e definidora do nosso caráter e do nosso destino.
E por pensar sempre nesses fundamentos tenho legislado, na Alerj, em favor dos valores maiores da cultura, seja ela regional ou nacional. Um de meus projetos de lei, de nº 2541/2009, em tramitação nas comissões técnicas do legislativo, busca instituir, na primeira semana do mês de julho, a Semana da Cultura Urbana no Estado do Rio de Janeiro.
Inserida no calendário oficial de eventos, a coordenação das comemorações da Semana da Cultura Urbana, bem como todas as suas atividades, ficará a cargo das secretarias estaduais de Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer.
No elenco de eventos devem constar exposições e apresentações de projetos sociais e artísticos e competições de esportes. Todos os museus, centros culturais, escolas públicas e espaços de finalidade artística e de entretenimento no estado devem, no período, reservar parte de seus espaços para exposições ou apresentações ligadas à temática, assim como para divulgação de projetos, seja no âmbito musical, de artes plásticas, literatura ou artes cênicas.
Na justificativa do PL nº 2541/2009 afirmo que, estando a nossa sociedade em constante transformação, cabe muito à cultura o registro dessa evolução que se evidencia claramente no nosso dia-a-dia, fundamentalmente no contexto espacial que a urbanização gerou, principalmente nas grandes cidades.
É importante o estímulo e valorização dessa modalidade cultural no mundo das artes brasileiras, visto o seu constante crescimento, o grande número de projetos envolvidos e a crescente adesão das camadas mais populares às várias ramificações da Cultura Urbana, entre elas o rap, o funk, o graffitti, o street dance e modalidades esportivas, como o basquete de rua e o skate.
publicado por André Lazaroni em 5.8.10 |
quarta-feira, agosto 04, 2010
Me aguardem! A campanha continua!
Pois é, digo a todos: a campanha vai muito bem e o apoio ao número 15.555, para deputado estadual pelo PMDB, cresce sem parar. Irei a todos os lugares! Quero estar com todos os amigos. Não deixarei de visitar nenhum dos nossos 92 municípios. Me esperem aí!
publicado por André Lazaroni em 4.8.10 |
segunda-feira, agosto 02, 2010
Eleitor se interessa por ecologia política
Todos concordam: a ecologia política é fundamental! Digo sempre que a espécie humana é um dos componentes da natureza e sua sobrevivência no Planeta Terra depende de cinco elementos imprescindíveis: o ar, a água, o solo, a fauna e a flora. A natureza é o suporte da vida e um valor social inato.
Não há justiça ambiental sem justiça social. Só é possível melhorar a vida das pessoas se os recursos naturais forem conservados ou preservados em benefício de todos. Termino sempre lembrando que deve haver menos egoísmo e muito mais solidariedade.
publicado por André Lazaroni em 2.8.10 |
domingo, agosto 01, 2010
Programa Água Doce garante água ao semiárido
A meta do governo federal põe os municípios mais pobres, em pontos com risco de desertificação, no topo da lista de prioridades. "Segundo o analista em infraestrutura do MMA, Ronaldo Coelho, foram utilizados critérios técnicos para atender quem mais precisa". Por isso, os municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil e com dificuldade de acesso aos recursos hídricos serão os primeiros a serem contemplados pelo programa.
Com isso, serão recuperados 2.071 dessalinizadores e criados outros 1.381, além da instalação de 206 unidades produtivas, totalizando investimento de R$ 338 mil. Junto com água de boa qualidade, as unidades produtivas garantem comida à população. Com o reaproveitamento dos rejeitos dos dessalinizadores, é criado um tanque de criação de peixes. A água salinizada ainda é reaproveitada na irrigação de atriplex, que se transforma em feno para animais.
Alternativas como as do Programa Água Doce para o combate à desertificação e adaptação às mudanças climáticas, serão debatidas na Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas - ICID 2010, que será realizada de 16 a 20 de agosto, em Fortaleza (CE). O evento vai reunir mais de duas mil pessoas, de 90 países. A meta do encontro é incluir de forma efetiva as questões relacionadas aos efeitos do aquecimento global em regiões áridas e semiáridas nas agendas de debates nacionais e internacionais.
Organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, o governo do Ceará e outras entidades governamentais e de pesquisa nacionais e internacionais, a ICID 2010 vai gerar, consolidar e sintetizar dados e estudos sobre mudanças climáticas e identificar ações para promoção do desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões semiáridas. Um bilhão de pessoas pobres e vulneráveis vivem em terras secas. No Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas vivem em áreas susceptíveis à desertificação.
publicado por André Lazaroni em 1.8.10 |