Andre Lazaroni

sábado, agosto 14, 2010


Vamos lá, pais, mães, avós, tios e amigos das crianças! Hoje, sábado, 14 de agosto, todos devem levar crianças de até cinco anos para receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite, doença também conhecida como a temível paralisia infantil. A meta no Rio de Janeiro é vacinar 1 milhão e 100 mil pequeninos, mais de 300 mil só na capital. Os postos de vacinação ficarão abertos das 8h às 17h. A coordenadora do programa de imunização da secretaria Estadual de Saúde, Cristina Lemos, explica a importância do comparecimento maciço das crianças aos postos de saúde.

Disse ela: “a poliomielite é uma doença muito grave que está erradicada do país há muitos anos. Mas, ela existe em vários lugares do mundo, como nos continentes africano e asiático. A vacinação é muito importante para que a gente não corra o risco de um visitante estrangeiro trazer a doença novamente para Brasil.”. A vacina contra a pólio não tem contraindicação e os pais devem levar a caderneta de vacinação, mesmo que ela esteja em atraso. A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave, transmitida por um vírus e pode provocar sequelas permanentes ou mesmo levar à morte. A primeira dose foi ministrada em junho passado.

Informa o Ministério da Saúde que, durante o dia da vacinação contra a poliomielite, equipes de saúde aproveitam para atualizar o cartão de vacinação das crianças, com vacinas contra doenças como coqueluche, sarampo, difteria, rubéola, tétano e rotavírus. A atualização de vacinas ocorre apenas em postos fixos. No caso das crianças entre dois e cinco anos, muitos municípios devem aproveitar a primeira etapa da campanha para imunizar aquelas que ainda não se vacinaram contra a nova gripe. Garante o Ministério: tomar duas ou mais vacinas no mesmo dia, em geral não oferece risco à saúde das crianças.

publicado por André Lazaroni em 14.8.10



0 Comments:

Postar um comentário



Links to this post:

Criar um link

<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger