Andre Lazaroni

quinta-feira, agosto 05, 2010




Amigas e amigos. Tenham um pouco de paciência e leiam, com a atenção que vocês sempre me dispensaram, o texto que publico abaixo. Ele é bem definidor das minhas ideias e da minha preocupação com a cultura.

Como cidadão e parlamentar sempre entendi que a cultura é uma das principais ocupações humanas. Sem ela não há povo, não há pátria. A cultura brasileira, que ainda luta para encontrar sua importância fundamental, é altamente expressiva e definidora do nosso caráter e do nosso destino.

E por pensar sempre nesses fundamentos tenho legislado, na Alerj, em favor dos valores maiores da cultura, seja ela regional ou nacional. Um de meus projetos de lei, de nº 2541/2009, em tramitação nas comissões técnicas do legislativo, busca instituir, na primeira semana do mês de julho, a Semana da Cultura Urbana no Estado do Rio de Janeiro.

Inserida no calendário oficial de eventos, a coordenação das comemorações da Semana da Cultura Urbana, bem como todas as suas atividades, ficará a cargo das secretarias estaduais de Cultura e de Turismo, Esporte e Lazer.

No elenco de eventos devem constar exposições e apresentações de projetos sociais e artísticos e competições de esportes. Todos os museus, centros culturais, escolas públicas e espaços de finalidade artística e de entretenimento no estado devem, no período, reservar parte de seus espaços para exposições ou apresentações ligadas à temática, assim como para divulgação de projetos, seja no âmbito musical, de artes plásticas, literatura ou artes cênicas.

Na justificativa do PL nº 2541/2009 afirmo que, estando a nossa sociedade em constante transformação, cabe muito à cultura o registro dessa evolução que se evidencia claramente no nosso dia-a-dia, fundamentalmente no contexto espacial que a urbanização gerou, principalmente nas grandes cidades.

É importante o estímulo e valorização dessa modalidade cultural no mundo das artes brasileiras, visto o seu constante crescimento, o grande número de projetos envolvidos e a crescente adesão das camadas mais populares às várias ramificações da Cultura Urbana, entre elas o rap, o funk, o graffitti, o street dance e modalidades esportivas, como o basquete de rua e o skate.

publicado por André Lazaroni em 5.8.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger