domingo, agosto 15, 2010
Satisfação. Eleitor aplaude projeto de lei
Diversos eleitores de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo, com os quais me encontrei na sexta-feira à noite (13/8), pediram detalhes de um de meus projetos de lei e informações sobre seu andamento na Alerj. Trata-se do PL nº 3235/2010. Repeti a eles o que escrevi num artigo para o jornal O Terminal, que eles leram, para a minha satisfação. Voltei a lembrar que em minha permanente andança pelos mais de 90 municípios do estado do Rio de Janeiro tenho visto e observado irregularidades existentes em guard rails colocados à margem de nossas estradas.
Ao longo de 2009 e nos primeiros meses deste ano, recebi muitas queixas pessoais, cartas, e-mails e telefonemas de cidadãos que fizeram relatos preocupantes sobre esses sistemas de proteção. O que é o guard rail? Trata-se uma proteção metálica colocada ao lado da pista, que serve como uma cerca de forma a proteger em trechos de curvas estreitas. Ocorre que, quando mal posicionadas, essas proteções, ao invés de protegerem, acabam sendo perigosas para os motoristas, principalmente motociclistas que percorrem a rodovia e que acabam sofrendo danos e quedas.
Os motoqueiros se referem também ao “efeito guilhotina”. Guard rails têm lâminas de aço fixadas por hastes com vãos que acarretam, em alguns casos, efeitos desastrosos caso o usuário caia e deslize em sua direção. Tendo em vista o que descrevi, apresentei então, na Alerj, projeto de lei que obriga a reformulação das estruturas de guard rails, a fim de dar mais proteção aos usuários.
O PL nº 3235/2010 diz em seu Art. 2º - Consideram-se mecanismos de segurança nos guard rails, visando proteger os indivíduos em acidentes de trânsito, os seguintes: I - instalação de lâmina inferior nesses protetores. II - instalação de amortecedores para eliminar o “efeito rebote” dos indivíduos. E III - instalação de tecido na parte inferior da defensa do guard rail, evitando assim que alguém, em caso de acidente, passe por baixo dele. O projeto de lei está em andamento nas comissões da Assembleia e deve ir a plenário, para votação, ainda neste semestre.
Ao longo de 2009 e nos primeiros meses deste ano, recebi muitas queixas pessoais, cartas, e-mails e telefonemas de cidadãos que fizeram relatos preocupantes sobre esses sistemas de proteção. O que é o guard rail? Trata-se uma proteção metálica colocada ao lado da pista, que serve como uma cerca de forma a proteger em trechos de curvas estreitas. Ocorre que, quando mal posicionadas, essas proteções, ao invés de protegerem, acabam sendo perigosas para os motoristas, principalmente motociclistas que percorrem a rodovia e que acabam sofrendo danos e quedas.
Os motoqueiros se referem também ao “efeito guilhotina”. Guard rails têm lâminas de aço fixadas por hastes com vãos que acarretam, em alguns casos, efeitos desastrosos caso o usuário caia e deslize em sua direção. Tendo em vista o que descrevi, apresentei então, na Alerj, projeto de lei que obriga a reformulação das estruturas de guard rails, a fim de dar mais proteção aos usuários.
O PL nº 3235/2010 diz em seu Art. 2º - Consideram-se mecanismos de segurança nos guard rails, visando proteger os indivíduos em acidentes de trânsito, os seguintes: I - instalação de lâmina inferior nesses protetores. II - instalação de amortecedores para eliminar o “efeito rebote” dos indivíduos. E III - instalação de tecido na parte inferior da defensa do guard rail, evitando assim que alguém, em caso de acidente, passe por baixo dele. O projeto de lei está em andamento nas comissões da Assembleia e deve ir a plenário, para votação, ainda neste semestre.
publicado por André Lazaroni em 15.8.10
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