Andre Lazaroni

terça-feira, dezembro 06, 2011


As espécies marinhas de maior valor comercial no litoral brasileiro tendem a desaparecer caso a pesca continue a ser feita de maneira desordenada, sem planejamento, como ocorre agora. Estudo realizado há pouco na nossa costa pelo governo federal revelou que 80% dos estoques de pesca estão próximos a um colapso.
Intitulado Programa de Avaliação do Potencial dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva,  mais conhecido pela sigla Revizee, o estudo teve o objetivo de mapear a presença e a quantidade dos pescados existentes na área oceânica brasileira. Algumas das mais importantes colônias de pesca do Brasil estão na Região dos Lagos fluminense. Os pescadores de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro D`Aldeia, Araruama, Saquarema, Iguaba e, um pouco mais ao norte, Rio das Ostras e Macaé, são conhecidos nacionalmente pela qualidade e competência reconhecidas desde o século 19.
Sabe-se que hoje o pescador tem que ir mais longe do que iria há 20, 30 anos para encontrar os cardumes. Isso deixa claro que os peixes nobres estão sendo dizimados. Para consegui-los, o homem do mar tem que se afastar cada vez mais da terra, o que implica em riscos adicionais, gastos extras de combustível, equipamentos, alimentação despesas variadas.
Essa situação torna-se ainda mais grave porque o Brasil nunca protegeu a biodiversidade marinha. Calcula-se que menos de 10% das nossas espécies sejam conhecidas. Estamos correndo o risco de ver acontecer aqui a tragédia ambiental já registrada em países da Europa e da Ásia. A pesca realizada ao longo dos séculos foi tão predatória que espécies foram extintas antes mesmo de vir a ser conhecidas e estudadas.
No caso da Região dos Lagos, as famílias de pescadores sabem que dependem de uma atividade econômica relacionada intimamente com a preservação das espécies. Sem o peixe, não há pesca. Portanto, há de se ter um planejamento eficiente para que não se repita nesses municípios o que tem sido comum, por exemplo, na Região Metropolitana do Rio.

publicado por André Lazaroni em 6.12.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger