Andre Lazaroni

quinta-feira, julho 28, 2011



O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) fez 57 anos na terça-feira (26/7) e recebeu um belo presente. Ele está à altura da importância da grande instituição aniversariante: trata-se do registro de uma nova espécie de planta, já incluída no herbário do Inpa. É uma nova planta amazônica, a. pradosia lahoziana terra-araújo, que tem o número 240 mil no arquivo.

Os dados da planta foram apresentados durante a cerimônia comemorativa dos 57 anos do Instituto pelo estudante de doutorado Mário Henrique Terra Araújo, do curso de pós-graduação em Botânica. O pesquisador disse que a planta é conhecida popularmente pelos nomes casca doce e abiu, dentre outros.

Faltava a identificação científica. A planta foi coletada em 1973, mas permaneceu o tempo todo sem nenhum dado. Afirmou Mário Henrique Terra Araújo: “fui em busca de exemplares vivos e os encontrei nos arredores da Escola Agrícola Federal”.

Ainda de acordo com o estudante, o nome da espécie é uma homenagem ao pesquisador José Eduardo Lahoz, que por muitos anos trabalhou no Inpa e colaborou para a identificação de várias espécies de plantas.

Para o pesquisador do Inpa e curador do herbário, Carlos Henrique Franciscon, o número de registros é significativo. “Com 57 anos é um número expressivo de registros, é uma conquista, pois o herbário do Inpa é relativamente jovem tendo em vista que grandes herbários são centenários”.

O diretor do Instituto, Adalberto Val, lembrou que os estudos mais avançados em botânica começam com essa identificação. “A biotecnologia nasce nessas descrições, de um trabalho de pessoas extremamente dedicadas que descobrem novas espécies como essa. Esse número de 240 mil espécies é emblemático”. (Com Daniel Jordano. Foto - Eduardo Gomes/ Comunicação Social Inpa)

publicado por André Lazaroni em 28.7.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger