Andre Lazaroni

quarta-feira, junho 15, 2011



Como destaquei, no Twitter e no Facebook, ontem (14/6), terça-feira, foi lembrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Dados do Ministério da Saúde indicam que menos de 2% dos brasileiros doa sangue regularmente. A taxa está dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas ainda precisa melhorar.

Importante: o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de doadores de sangue. Agora, com autorização dos pais ou responsáveis, jovens de 16 a 17 anos, e idosos com menos de 68 anos, podem doar sangue. Antes, podiam doar sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos. Sabe o que isso representa? Mais 14 milhões de brasileiros serão incentivados a fazer a tão útil doação.

Entre nós, o Hemorio convocou a população para praticar e incentivar este ato de solidariedade. Nesta época, o movimento cai 30% devido à chegada do inverno e clima frio. O Hemorio abastece de sangue e derivados 180 hospitais públicos. O órgão fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro, e funciona todos os dias, das 7 às 18 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Em Brasília, a Agência Brasil entrevistou alguns doadores. Nadson Leandro, 28 anos, doa sangue para ajudar os que mais precisam. Afirmou ele: “penso bem assim: se eu não doar, é menos uma vida que poderia estar salvando. Não me custa nada tirar um dia de trabalho para fazer um gesto de amor”.

Para Maria da Conceição, 43 anos, toda pessoa com a saúde em dia deveria doar sangue regularmente. Doadora voluntária há mais de dez anos, a secretária também destacou como maior motivador a ajuda ao próximo. Disse a doadora: “deveria existir uma lei que obrigasse todo cidadão a doar sangue”.

O universitário Gabriel Carlos Mendes, 21 anos, foi a um Hemocentro pela primeira vez esta semana para ajudar uma tia internada e com cirurgia marcada. Depois da doação, ele garantiu que vai repetir o gesto a cada seis meses. “Foi muito significativo. Aprendi que doar sangue é salvar vidas”.

O Ministério da Saúde orienta o doador para que não esteja em jejum, tenha dormido pelo menos seis horas e não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. É necessário também evitar o cigarro por pelo menos duas horas e o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. (Com Paula Laboissière e Antonio Cruz/ABr)

publicado por André Lazaroni em 15.6.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger