Andre Lazaroni

terça-feira, junho 21, 2011


É relatório de órgão da ONU. Constatação lamentável. Os países em desenvolvimento, como o Brasil, têm recebido mais refugiados do que as nações industrializadas. Em 2010, 80% das pessoas forçadas a se deslocar estavam em países mais pobres, já que nos mais ricos “cresce um sentimento antirrefugiado”.

Essas nações, quase todas na Europa, exploraram ao limite as nações pobres ou em desenvolvimento. Mas quando chega a hora da solidariedade, elas fecham portos e aeroportos. Que o digam os refugiados de guerra do Norte da África.

Os dados sobre refugiados foram divulgados, ontem (20/6), pelo Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur), no Rio de Janeiro, e constam no relatório Tendências Globais 2010.

Na América Latina, o país que mais recebe refugiados é o Equador, com 54 mil pessoas que oficializaram pedido de refúgio. Segundo estimativas da Acnur, a Venezuela também é uma das principais rotas. Nos dois países, a maioria dos refugiados foge dos conflitos armados na Colômbia.

O Brasil tem atualmente 4,4 mil refugiados de 77 nacionalidades. No país, a maioria dos refugiados vem da Angola (38%) e da Colômbia (14,27%).

A convenção da ONU, de 1951, sobre o estatuto dos refugiados define essa pessoa como estando fora do seu país ou residência habitual, com medo fundamentado de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, por ser membro de um partido política ou grupo social e incapaz de usufruir da proteção onde nasceu e viveu. (Com Isabela Vieira/Abr)

publicado por André Lazaroni em 21.6.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger