Andre Lazaroni

terça-feira, agosto 30, 2011


Uma boa nova dos transportes urbanos. O primeiro dos 34 trens encomendados pelo governo do estado ao grupo China National Machinery (CMC), ao custo total de U$ 165 milhões, já está a caminho do Rio. Embarcados no início de agosto no Porto de Dalian, na China, os vagões estão sendo transportados pelo navio de bandeira panamenha Da Zhong e deverão chegar ao Porto do Rio por volta do dia 20 de setembro.
A informação é de Jairo Favario, coordenador do Programa Estadual de Transportes (PET), da Secretaria de Transportes, que acompanha online, através de um site na internet, a viagem do navio.

Disse ele: “encaminhamos na semana passada carta ao consórcio chinês cobrando informações constantes e precisas sobre o transporte e desembarque, a fim de atender adequadamente tanto as programações de desembarque pelo terminal contratado do Porto do Rio como as solenidades pretendidas pelo governo”.

Devido à ameaça de um furacão na região de Dalian, a partida do navio atrasou alguns dias. A data inicial de chegada era o dia 10 de setembro. Segundo consta em contrato, após as datas de entrega em fábrica, a previsão do transporte das composições segue este esquema:

Transporte para o porto de Dalian, na China – 7 dias; embarque – 2 dias; e transporte marítimo para o Rio de Janeiro - 45 dias. Desembarque no Porto do Rio - 2 dias; liberação alfandegária – 15 dias; transporte para oficina da Supervia - 2 dias; testes - 30 a 60 dias, dependendo da quantidade de trens que compõem o embarque; e, por fim, entrada em operação.

Ao chegar ao Rio, uma equipe chinesa fará os testes finais de adaptação nos ramais operados pela SuperVia. Poucas semanas depois, o equipamento já estará pronto para operar com passageiros. Após a chegada da primeira composição, serão entregues lotes de três a quatro veículos até o ano que vem.

Cada composição tem capacidade para transportar até 1.300 pessoas. São veículos dotados de tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. As composições possuem interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED, circuito interno de TV, ar condicionado e bagageiro, o que atende a uma solicitação especial dos passageiros.

No dia 7 de junho, o secretário de Transportes, Julio Lopes, e o presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha, acompanhados por uma equipe de engenheiros, visitaram a fábrica chinesa e conheceram o primeiro trem, cuja montagem estava na fase final. Na ocasião, Lopes reafirmou que uma das prioridades do Governo do Estado é o setor de transportes.

O plano do governo do estado é substituir toda a frota da SuperVia por trens novos e refrigerados até as Olimpíadas, em 2016. Ainda este ano, o governo deverá iniciar um novo processo de concorrência para a compra de mais 60 novos trens.

Por determinação do governador Sérgio Cabral, a SuperVia também fará encomenda de outras 30 composições, como parte dos compromissos constantes do contrato de renovação da concessão. Também é de responsabilidade da concessionária a modernização de 73 trens, adicionando novos interiores, ar condicionado e novo sistema de tração.

Este efetivo, somado aos 20 novos trens coreanos e às 38 composições reformadas, todos já em operação, resultarão numa frota de mais de 250 veículos refrigerados. O programa pretende duplicar a capacidade de transporte da rede até 2016. (Por Guedes de Freitas / Subsecretaria de Comunicação Social)

publicado por André Lazaroni em 30.8.11



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