segunda-feira, março 17, 2008
Rio tem centro de regeneração de gases que diminuem espessura da camada de ozônio
Já funciona no Rio de Janeiro o primeiro centro de regeneração de gases, como os CFCs, que diminuem a espessura da camada de ozônio. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas para o desenvolvimento. Com isso, o Brasil deu mais um passo no cumprimento das metas do Protocolo de Montreal, assinado em 1987. Ruy de Goes, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade do ministério, disse, na inauguração da unidade, que “o CFC é duplamente maléfico, pois destrói a camada de ozônio e provoca o aquecimento global. Para efeito de comparação, o CFC tem potencial de aquecimento do clima dez mil vezes maior que o CO2. Apesar disso, a eliminação do CFC não faz parte do Protocolo de Kyoto, de 1997, pois já era coberto pelo Protocolo de Montreal.”
Ruy de Goes, lembrou que a implementação do Protocolo já salvou inúmeras vidas ao diminuir a incidência de câncer de pele e catarata, além de garantir o equilíbrio dos ecossistemas. A importação do CFC foi proibida em 2007. Os estoques remanescentes estão inseridos numa cadeia de atividades que estimulam o recolhimento dos gases e a sua regeneração, numa fase de transição até a eliminação total do uso. A nova central de regeneração do Rio de Janeiro, gerida pela empresa Sudeste Refrigerações, está equipada com máquinas capazes de retirar as impurezas dos gases utilizados e permitir que eles sejam reutilizados como se novos fossem. A central recebe o material coletado por refrigeristas que estão também estão sendo treinados pelo Plano Nacional de Eliminação do CFC.
publicado por Unknown em 17.3.08
4 Comments:
Eu pensava que os refrigeradores mais modernos já vinham sem o CFC. Esse é um elemento pernicioso à natureza.
Publicado por Anônimo , em 5:34 PM
É preciso popularizar esse combate ao CFC. Por que não é feita uma campanha pública para se examinar refrigeradores velhos em casas e estabelecimentos comerciais contêm o CFC?
Publicado por Anônimo , em 5:35 PM
Iniciativa que já veio tarde: o CFC é descrito pela Medicina como um agente cancerígeno.
Publicado por Anônimo , em 7:18 PM
Cada dia que passa mais os defensores do meio ambiente têm razão. As advertências deles, que vêm dos anos 70, são cada vez mais atuais. As queimadas na Amazônia e ainda o uso do CFC estão aí para confirmar isso.
Publicado por Anônimo , em 7:20 PM
Postar um comentário
<< Voltar