Andre Lazaroni

segunda-feira, março 17, 2008

Já funciona no Rio de Janeiro o primeiro centro de regeneração de gases, como os CFCs, que diminuem a espessura da camada de ozônio. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas para o desenvolvimento. Com isso, o Brasil deu mais um passo no cumprimento das metas do Protocolo de Montreal, assinado em 1987. Ruy de Goes, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade do ministério, disse, na inauguração da unidade, que “o CFC é duplamente maléfico, pois destrói a camada de ozônio e provoca o aquecimento global. Para efeito de comparação, o CFC tem potencial de aquecimento do clima dez mil vezes maior que o CO2. Apesar disso, a eliminação do CFC não faz parte do Protocolo de Kyoto, de 1997, pois já era coberto pelo Protocolo de Montreal.”
Ruy de Goes, lembrou que a implementação do Protocolo já salvou inúmeras vidas ao diminuir a incidência de câncer de pele e catarata, além de garantir o equilíbrio dos ecossistemas. A importação do CFC foi proibida em 2007. Os estoques remanescentes estão inseridos numa cadeia de atividades que estimulam o recolhimento dos gases e a sua regeneração, numa fase de transição até a eliminação total do uso. A nova central de regeneração do Rio de Janeiro, gerida pela empresa Sudeste Refrigerações, está equipada com máquinas capazes de retirar as impurezas dos gases utilizados e permitir que eles sejam reutilizados como se novos fossem. A central recebe o material coletado por refrigeristas que estão também estão sendo treinados pelo Plano Nacional de Eliminação do CFC.

publicado por Unknown em 17.3.08



4 Comments:

  • Eu pensava que os refrigeradores mais modernos já vinham sem o CFC. Esse é um elemento pernicioso à natureza.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:34 PM  

  • É preciso popularizar esse combate ao CFC. Por que não é feita uma campanha pública para se examinar refrigeradores velhos em casas e estabelecimentos comerciais contêm o CFC?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:35 PM  

  • Iniciativa que já veio tarde: o CFC é descrito pela Medicina como um agente cancerígeno.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:18 PM  

  • Cada dia que passa mais os defensores do meio ambiente têm razão. As advertências deles, que vêm dos anos 70, são cada vez mais atuais. As queimadas na Amazônia e ainda o uso do CFC estão aí para confirmar isso.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:20 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger