Andre Lazaroni

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Quando menos se esperava, eis que o Brasil surpreendeu o mundo, negativamente. A notícia correu pelos continentes, dando conta da tragédia anunciada: aumentou o desmatamento na Amazônia. Num desmentido às afirmações do presidente Lula, em meados de 2007, de que o Brasil reduzira de forma drástica as queimadas e as derrubadas, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou relatório relatando a perda de 3.235 quilômetros quadrados de floresta. O estado que mais devasta a Amazônia é o Mato Grosso, seguido por Pará e Rondônia.
Numa declaração publicada pelo O Globo, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara afirmou que “até hoje nunca tínhamos detectado um desmatamento dessa magnitude nos meses de novembro e dezembro do ano passado.” Apesar dos seguidos desmentidos do Ministério da Agricultura de que não houve desmatamento, as provas técnicas e científicas apresentadas pelo Inpe são taxativas: com a estiagem prolongada nas regiões norte e centro-oeste, as novas terras são utilizadas para o plantio de mais soja e a criação de gado para o abate.
Com o clamor da sociedade civil organizada e da repercussão internacional, o governo anunciou que vai coibir os desmatamentos. Segundo a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, “o governo não quer pagar para ver. Não vamos ficar aguardando que tenhamos sorte e que isso tenha sido apenas uma antecipação do desmatamento. Se o que está previsto se configurar, será motivo de grande preocupação para todos nós.”
O que todos esperam é um basta nessa ilegalidade que provoca graves danos ao ambiente, não só na Amazônia mas em todo o mundo. Se o governo não reagir com medidas firmes, corre o risco de desmoralização, aqui e no exterior.

publicado por Unknown em 13.2.08



5 Comments:

  • Esse governo Lula pensa que o brasileiro é imbecil. Grande parte do Ministério é a favor do desmatamento, da plantação de soja e da criação de gado bovino na Amazônia. Estão e continuam devastando a floresta, sim! Só quem parece que não sabe disso é a ministra Marina Silva.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:57 PM  

  • A cada dia que passa mais o governo se apequena diante da opinião pública brasileira e internacional. Agora mesmo o ministro da Agricultura confessou que o Brasil vendeu carne sem boas condições sanitárias para a Europa.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:59 PM  

  • A posição do Brasil nos foros internacionais que tratam do meio ambiente não é nada confortável. O nosso país dá um passo à frente e dois para trás. A questão do sacrifício da flora - e consequentemente da fauna, também -é muito grave. O presidente Lula deve uma explicação sensata e honesta à opinião pública do planeta.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:28 PM  

  • Sou um cético. Já perdemos a Amazônia. A solução será a internacionalização da mata? Quem viver verá.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:29 PM  

  • Aqueles que devastam a floresta acham que o crime ambiental que praticam pode ficar escondido. Ledo engano. Hoje não há nada que escape do sensoriamento dos satélites.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:30 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger