Andre Lazaroni

terça-feira, dezembro 18, 2007

Terminou, sem um resultado final feliz, a 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-13. Mas nem tudo está perdido. Os Estados Unidos recuaram de sua posição extremada de por um freio às negociações depois que o secretário-geral da ONU, Ban-ki Moon, telefonou ao presidente George Bush, pedindo também moderação à delegação americana que se mantinha irredutível na posição contrária às metas de redução das emissões de gás carbônico, CO2, na atmosfera.
A reunião de Bali, Indonésia, com a presença de representantes de 191 países, deveria traçar um “mapa do caminho” para as futuras negociações para a substituição do Tratado de Kioto, que termina em 2012. No encontro, o Brasil anunciou a criação do Fundo de Proteção e Conservação da Amazônia Brasileira, com o objetivo de transformar a redução das emissões de gases provocadas pelo desmatamento em um sistema de financiamento da conservação e uso sustentável da floresta. Com essa medida, o Brasil espera atrair recursos adicionais para conservação da Amazônia e demonstrar a viabilidade do mecanismo de incentivos positivos. Em meio ao caos reinante em Bali, a proposta brasileira foi bem recebida pela maioria das delegações.

publicado por Unknown em 18.12.07



4 Comments:

  • A reunião de Bali terminou da forma mais melancólica possível. Duvido muito que 2008 seja um ano bom para a defesa do meio amvbiente em todo o planeta. Os Estados Unidos e seus aliados vão privilegiar suas indústria poluidora em detrimento da saúde da Terra.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:40 AM  

  • O ano de 2007 está terminando e ficamos sem o "mapa do caminho" para aprimorar o Protocolo de Kioto, que expira em 2012. Uma pena que a reunião de Bali, Indonésia, tenha fracassado.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:42 AM  

  • Bem que você antecipou que o encontro dos 191 países-membros da ONU seria um fracasso. Enquanto George Bush estiver na presidência dos Estados Unidos nada vai mudar na defesa do clima no mundo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:44 AM  

  • Estou contando os dias para o Bush deixar a presidência dos Estados Unidos. Não vejo a hora de ver esse troglodita cuidando de cavalos lá no Texas. Que os Estados Unidos tenham um presidente, ou presidenta,com muita preocupação com o meio ambiente e a qualidade de vida.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:58 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger