quinta-feira, dezembro 13, 2007
Amazônia tem ponto de acesso à Internet
Está em pleno funcionamento, na Amazônia, o primeiro acesso à Internet da agenda de 11 novos pontos de conexão da Rede de Monitoramento, Vigilância e Educação Ambiental de Comunidades tradicionais e Indígenas e de Áreas Protegidas. O acesso à Internet está instalado na Escola Ayorenka Antami, no Acre. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o acesso faz parte de uma malha digital que levará sinais de satélite, Internet, educação ambiental e um cardápio de serviços públicos online a populações tradicionais e indígenas que vivem em Unidades de Conservação de 13 estados brasileiros. A Escola Ayorenka Antami está situada na sede do município de Marechal Thaumathurgo.
Essa iniciativa contou desde o início com a firme presença da Rede Povos da Floresta, grupo que remonta à Aliança dos Povos da Floresta, de Chico Mendes. O principal objetivo do projeto de inclusão digital é fortalecer o papel das comunidades tradicionais e dos povos indígenas na gestão ambiental de áreas protegidas e seus entornos, valendo-se de monitoramento, vigilância e educação ambiental, sempre de forma articulada com as políticas culturais educativas e as agendas de promoção de sustentabilidade desses povos.
publicado por Unknown em 13.12.07
3 Comments:
Brilhante a iniciativa de ligar regiões remotas do Brasil à Internet. Quem sabe, amanhã, não poderemos conversar diretamente com as populações nativas para saber de suas idéias, reclamos e reivindicações? Quem viver verá.
Publicado por Anônimo , em 11:18 AM
Depois do Marechal Cândido Mariano Rondon, que desbravou definitivamente o Brasil, prensando sempre na idéia da integração, agora temos a Internet. Viva!
Publicado por Anônimo , em 11:19 AM
Não podemos nos esquecer de Chico Mendes. Tudo começou com ele. Foi Chico quem trouxe os problemas e as soluções para as questões do homem e da Amazônia para o centro-sul e o mundo.
Publicado por Anônimo , em 6:19 PM
Postar um comentário
<< Voltar