terça-feira, novembro 06, 2007
Gro Brundtland e a luta pelo
A história da luta pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no século que passou tem um nome que se destaca: Gro Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega. Em 1983 a ONU criou a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que foi presidida por Gro, com alguns objetivos fundamentais. São eles: reexaminar as questões críticas relativas ao meio ambiente e reformular propostas claras para abordá-las. Propor novas formas de cooperação internacional nesse campo de modo a orientar as políticas e ações no sentido das mudanças necessárias, e dar a indivíduos, organizações voluntárias, empresas, institutos e governos uma compreensão maior desses problemas, incentivando-os a uma atuação mais firme.
Gro Brundtland presidiu, em 1987, a Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, quando ficou claro que o desenvolvimento sustentável satisfazia as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de cuidar de suas próprias necessidades. Um documento, “Nosso Futuro Comum”, propôs integrar o desenvolvimento econômico à questão ambiental. A partir de então, governos se comprometeram a adotar uma série de medidas: limitar o crescimento populacional; garantia de alimentação a longo prazo; preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; diminuir o consumo de energia e acelerar o desenvolvimento de tecnologias que admitem o uso de fontes energéticas renováveis; aumentar a produção industrial nos países não-industrializados com tecnologias adaptadas economicamente; e controlar a urbanização selvagem e fazer a integração entre campo e cidade.
Numa entrevista à repórter Amélia Gonzalez, do caderno “Razão Social”, de O Globo, Gro Brundtland disse que já houve muitas mudanças positivas em muitos países, depois que foi aprovado o documento “Nosso Futuro Comum”. Ela deu exemplos: na Europa cidades de alguns países eram muito poluídas. Nelas era difícil, desconfortável respirar, o que causava problemas de saúde, como asma. Até por causa do aquecimento das casas, havia muita poluição por enxofre. Hoje essas emissões foram consideravelmente reduzidas, que não era o caso há 20 anos.
publicado por Unknown em 6.11.07
1 Comments:
A ex-primeira-ministra da Noruega teve patticipação decisiva na luta pelo desenvolvimento sustentável, no século passado. Ela fez o mundo progredir.
Publicado por Anônimo , em 6:42 PM
Postar um comentário
<< Voltar