Andre Lazaroni

quinta-feira, outubro 18, 2007

Se nenhuma providência urgente for tomada, a Indonésia perderá sua ainda imensa floresta tropical. Além do desmatamento, aquele país asiático sofre com as queimadas que o transformam no terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, depois dos Estados Unidos e China. Para salvar um verdadeiro santuário ecológico da humanidade, o Movimento Greenpeace criou a Base da Floresta, como parte também de seu esforço internacional para proteger regiões de floresta e clima, temas fundamentais das negociações que indicarão o futuro do Protocolo de Kioto.
Situada na província indonésia de Riau, na ilha de Sumatra, a Base de Defesa ajudará o Greenpeace a mapear a destruição descontrolada das florestas locais. Centenas de voluntários participarão de um acampamento e ajudarão no combate a incêndios e nas pesquisas realizadas sobre a biodiversidade. Segundo um dirigente do Movimento Greenpeace, “as florestas da Indonésia estão sendo destruídas rapidamente. O governo local deve agir e se comprometer com uma moratória para a conversão de florestas locais, além de assegurar um plano de ação eficaz contra as queimadas.”
Em dezembro, uma reunião internacional, com a importante participação brasileira, vai se realizar na cidade de Bali, na Indonésia. Sue Connor, da campanha de Florestas do Greenpeace Internacional, afirmou: ”nós precisamos de ação internacional para acabar com o desmatamento. Essa ação deve ser incluída no segundo período do Protocolo de Kioto. Proteger as florestas significa proteger a biodiversidade, o clima global e o modo de vida de milhões de pessoas que dependem das florestas. Seguindo o mesmo caminho que percorre na Indonésia, o Movimento Greenpeace, ao lado de oito outras ONGs brasileiras, propôs um pacto nacional para reduzir a zero o desmatamento na Amazônia. Um quinto das emissões totais de gases de efeito estufa no planeta é provocado pelos gases de efeito estufa. O Brasil é o quarto maior poluidor do clima no mundo.

publicado por Unknown em 18.10.07



1 Comments:

  • Conheço a Indonésia.Trabalhei muitos anos em Jacarta. A Indonésia é um dos países mais devastados do mundo e uma caricatura de democracia.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:52 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger