terça-feira, outubro 09, 2007
Vem aí a COP-13
Vai se realizar no mês de dezembro, em Bali, Indonésia, mais uma importante reunião patrocinada pelas Nações Unidas, sobre o meio ambiente. Será a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-13). Na reunião, segundo a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Thelma Krug, países líderes em florestas tropicais levarão à COP um documento amplo e que demonstra a disposição de inserir com mais destaque a questão florestal na discussão dos problemas do clima. Brasil, Indonésia, Camarões, Congo, República do Congo México, Colômbia e Gabão têm o mesmo ponto de vista.
Segundo Thelma Krug, essa inserção é muito importante e foi retardada por algum tempo. O tema é complexo porque a floresta é um ser vivo, não é uma máquina, resíduo ou indústria. O debate, portanto, se torna mais difícil. Mas é preciso trazer, com urgência, a discussão sobre florestas junto com a que se dá com outros setores do meio ambiente. Na Reunião de Alto Nível da ONU, realizada em setembro, foi possível perceber que o ambiente para a COP é bom, apesar de não haver garantias suficientes de que as negociações resultarão em avanços significativos. Além das florestas, a pauta da conferência pode incluir também compromissos dos países desenvolvidos na redução de emissão de gases de efeito estufa e mecanismos de desenvolvimento limpo.
publicado por Unknown em 9.10.07
2 Comments:
A Indonésia, país que vai sediar essa reunião da ONU, tem florestas imensas, como as nossas, e que estão sendo devastadas por todo tipo de aventureiro.
Publicado por Anônimo , em 5:25 PM
De alto sentido a frase da senhora Thelma Krug, do Ministério do Meio Ambiente, sobre as florestas. Vale guardar estas palavras: "floresta é um ser vivo, não é máquina, resíduo ou indústria."
Publicado por Anônimo , em 5:28 PM
Postar um comentário
<< Voltar