Andre Lazaroni

quarta-feira, outubro 03, 2007

O jornal O Globo dedicou quase uma página (edição de 2/10/2007) sobre a Amazônia Azul, uma área marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados. Com ela, teremos um acréscimo de quase 960 mil quilômetros quadrados além das 200 milhas náuticas. O jornal também destacou que a Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas (CLPC) estuda uma reivindicação brasileira sobre a área marítima, quase do tamanho da Amazônia.
Espero que a CLPC aprove a Amazônia Azul, um sonho de muitos brasileiros. Em meu primeiro mandato na Alerj, e em minha campanha à reeleição, defendi a adoção dela. Cheguei mesmo a promover uma audiência pública, quando oficiais da Marinha defenderam a reivindicação brasileira perante uma atenta platéia. Na campanha, publiquei um adendo ao meu livro “Defenda-se” com um texto do almirante de esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, comandante da Marinha do Brasil. Escreveu aquela autoridade: “A Amazônia Azul é vital para o Brasil. Mais de 95% do comércio brasileiro (importações e exportações) é realizado por via marítima. Mais de 80% da produção de petróleo nacional é extraída da Amazônia Azul.”
Acrescentou o Almirante Roberto de Guimarães Carvalho: “a pesca, a navegação de cabotagem, o turismo marítimo, os esportes náuticos e, no futuro, a exploração de energia e extração de minérios no leito do mar são outras potencialidades da Amazônia Azul. Na iminência da expansão do território brasileiro no Oceano Atlântico, devemos nos preocupar com a exploração e a preservação desse imenso patrimônio. Devemos pensar em como protegê-lo, pois ao detentor da riqueza caberá sempre o ônus da proteção. Em setembro de 2004, o Brasil apresentou à Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU a proposta de extensão de limites de sua plataforma continental além das 200 milhas marítimas, cerca de 370km, conforme previsto na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.”

publicado por Unknown em 3.10.07



3 Comments:

  • Fiquei impressionado com as informações que você publicou sobre a Amazônia Azul. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar nela. Na escola pública, onde estudei, os compêndios de geografia jamais falaram do mar com destaque. Parabéns. Sou, agora, um entusiasta da Amazônia Azul.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:36 PM  

  • Vale a pena lutar. Mas será uma vitória altamente significativa se o Brasil conseguir, nos organismos internacionais, consolidar a Amazônia Azul. Ela é grandiosa de mais.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:39 PM  

  • Além de mais petróleo e pesca abundante, a área reservada para ser a nossa Amazônia Azul é rica em muito mais riquezas. Entre essas, certramente estão metais nobres e raros.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:43 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger