Andre Lazaroni

sexta-feira, setembro 21, 2007

O satélite sino-brasileiro de recursos terrestres (CBERS-2B), lançado com sucesso da base de lançamentos Espaciais, em Shanxi, China, já fez várias passagens pelos céus brasileiros. Ele está a 740km da terra, mas elevado a 778km, mesma órbita do satélite CBERS-2. Essa manobra se completa em uma semana e o CBERS-2B imediatamente emitirá suas imagens.
As imagens do CBERS-2, segundo Miguel Henze, presidente da Agência Espacial Brasileira, serão empregadas no Programa de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já os dados registrados pelo satélite serão usados por empresas e instituições como a Petrobras, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional de Águas e Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam).
O programa CBERS foi desenvolvido pelo Inpe e pela Chinese Academy of Space Technology (CAST), sob a supervisão das agências espaciais do Brasil e da China. O engenho foi colocado com êxito em órbita por um foguete “Longa Marcha”, de fabricação chinesa. Em suas operações, o CBERS-2 conta com três câmeras. A principal é a Câmera Imageadora de Média Resolução (CCD), responsável por imagens de 113km de largura e 20m de resolução. Os dados da Câmera Imageadora de Média Resolução serão muito utilizados na aplicação em análises relacionadas à cobertura vegetal, agricultura, meio ambiente, água, cartografia, geologia e solos e educação.

publicado por Unknown em 21.9.07



1 Comments:

  • Situação contraditória:o Brasil lança, conjuntamente,com a China, o satélite de recursos terrestres CBERS-2B, para mapear o nosso território.Bom avanço. Mas, ao mesmo tempo,deixa aumentar as queimadas e o desmatamento. Tomará que o satélite CBERS-2B cumpra bem seu papel de mapear o Brasil e mostrar mais crimes contra o meio ambiente.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:59 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger