Andre Lazaroni

quinta-feira, setembro 20, 2007

Está em debate, na reunião do Protocolo de Montreal, Canadá, a proposta conjunta do Brasil e Argentina, para antecipar a eliminação mundial dos HCFCs (hidroclorofluocarbonos). No domingo passado, o mundo celebrou o aniversário do Protocolo de Montreal, um tratado de vital importância, firmado há 20 anos, para eliminar o uso de substâncias que destroem a camada de ozônio. Durante uma das sessões da conferência, a delegação brasileira foi homenageada pelos esforços desenvolvidos na eliminação total – e a antecipação – e a antecipação, de 2010 para 2007, das emissões de compostos CFCs (clorofluorcarbonatos) em nosso território.
Além da iniciativa conjunta do Brasil e da Argentina, estão em discussão outras cinco propostas. Uma é apresentada pelos Estados Unidos, Ilhas Maurício, Micronésia, Mauritânia. Outra é documento conjunto da Noruega, Suíça e Islândia. Todas defendem os mesmos princípios comuns de acelerar a eliminação dos HCFCs, família de gases que prejudicam a camada de ozônio e intensificam o efeito estufa. O diretor do Departamento de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, Ruy de Góes, diz que, na reunião, a idéia é alcançar um consenso a partir das seis propostas e que dele resulte um compromisso por parte dos 191 países signatários do Protocolo de Montreal.
O Protocolo de Montreal permite o uso de HCFC até o ano de 2040, com produção e consumo congelados nos limites de 2015, sem passos intermediários. Brasileiros e argentinos defendem a tese de que a data limite deve ser 2012, com base produção e no consumo de 2010, com abandono progressivo, em etapas intermediárias, até o ano de 2030, restando 0,5% para usos eventuais até 2040.

publicado por Unknown em 20.9.07



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger