Andre Lazaroni

quinta-feira, janeiro 04, 2007

O site da SBEF, Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais, entidade muito bem presidida pelo companheiro Glauber Pinheiro, tem divulgado textos bem esclarecedores sobre questões que dizem respeito ao meio ambiente. Hoje, estou destacando a matéria que nos fala da ameaça provocada pelo aquecimento global. O texto foi compilado originalmente pelo Estadão Online. Vale a pena ler.
Novos dados de satélites da Nasa indicam que a base fundamental da rede alimentar dos oceanos encolhe à medida que os mares do mundo se aquecem. A descoberta deixa cientistas preocupados com a alimentação das gerações futuras da vida marinha. Os dados mostram uma ligação significativa entre o aquecimento das águas - seja tanto pelo fenômeno El Niño quanto pelo aquecimento global - e uma redução da produção de fitoplâncton.
O fitoplâncton é composto por plantas microscópicas que alimentam pequenos animais que, por sua vez, alimentam os grandes animais marinhos. "Todo o resto da rede alimentar será afetado", diz o oceanógrafo Scott Doney, do Woods Hole Oceanographic Institute. "O que é preocupante é que pequenas mudanças na base da rede podem levar a mudanças dramáticas em partes mais elevadas" do sistema ecológico.
Este é apenas mais um estudo a mostrar que os efeitos nocivos do aquecimento global não estão apenas a caminho, mas já chegaram e podem ser confirmados cientificamente, afirmam pesquisadores. Um satélite foi designado pela Nasa para acompanhar a temperatura do mar e a produção de fitoplâncton, entre 1997 e 2006, e descobriu que, na maior parte dos oceanos quando um desses fatores sobe, o outro cai - e vice-versa.
Com a elevação das temperaturas da água, entre 1999 e 2004, a safra de fitoplâncton caiu em cerca de 200 milhões de toneladas ao ano. Mais de 50 bilhões de toneladas de fitoplâncton são produzidas a cada ano. Esta é, pelo menos, a terceira pesquisa publicada nos últimos seis meses a mostrar que efeitos negativos do aquecimento global já estão acontecendo.
Um estudo publicado meses atrás apontava conexão entre o aumento nos incêndios florestais nos Estados Unidos à mudança climática, e um enorme levantamento mostrou que dezenas de espécies, animais e vegetais, estão sendo levadas à extinção pela elevação das temperaturas. "O que estamos vendo é uma avalanche de efeitos", diz o biólogo Stephen Schneider, da Universidade Stanford. "Conforme esquenta e medimos mais coisas, a evidência se acumula".

publicado por Unknown em 4.1.07



4 Comments:

  • Li este comentário e, à noite, vi uma reportagem no Jornal Nacional, da TV Globo. Fiquei estarrecido. Realmente estamos destruindo o Planeta Terra! Valha-nos, Deus!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:16 PM  

  • O mundo vai de mal a pior em termos de defesa do meio ambiente. Realmente a Terra está doente. Temos que salvá-la para nossos filhos e netos.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:17 PM  

  • Lendo seu comentário, procurei um texto do Greenpeace, que sempre me vem à cabeça.É a profecia de uma velha índia americana:"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris."
    Diz o Greenpeace que a profecia foi feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.
    Esta profecia embalou as longas noites dos fundadores do Greenpeace que navegavam para as Ilhas Aleutas, no Alasca, em 1971, na tentativa de impedir um teste nuclear dos Estados Unidos. Ela não só iria dar nome ao primeiro navio da organização, o Rainbow Warrior, como acabou por batizar os ativistas do Greenpeace - conhecidos em todo o mundo como "Os Guerreiros do Arco-Íris".
    Há esperança.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:46 AM  

  • O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama devem promover, com apoio de todos nós, um mutirão nacional contra as queimadas.Daqui a algum tempo vamos assistir aos tristes espetáculos dos grandes incêndios nas matas e campos, de norte a sul do Brasil. Isso causa um brutal efeito no aquecimento do planeta.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:29 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger