Andre Lazaroni

segunda-feira, dezembro 18, 2006

A jornalista Mônica Pinto, do site AmbienteBrasil, fez excelente matéria sobre um xarope à base de xaxim (Dicksonia sellowiana) desenvolvido por Elzo Ferreira, gaúcho radicado em Curitiba e que vem se constituindo numa promessa concreta de minimizar os sofrimentos causados pela asma. A doença ocupa hoje, no Brasil, o quarto lugar entre motivos de internações no SUS, Sistema Único de Saúde, sendo responsável por cerca de duas mil mortes anuais.
O xarope, batizado de Asmazol, deve chegar às farmácias em 2008. ?A lei aqui é muito mais severa do que nos EUA. Aqui, as companhias farmacêuticas estão esperando o resultado final dos estudos clínicos em um hospital público, processo que já esta em andamento?, diz Elzo Ferreira, que viajou aos Estados Unidos para uma série de entrevistas. Lá, duas empresas compraram os direitos de fabricação e devem começar este processo dentro de, no máximo, dois meses.
O xaxim ? principal ingrediente do xarope Asmazol - encontra-se ameaçado de extinção devido à sua extração indiscriminada, quase sempre como produto de adorno paisagístico. Em 24 de maio de 2001, o Conselho Nacional do Meio Ambiente ? Conama - criou a resolução nº. 278, que determina em seu Artigo 1º a proibição do corte e exploração dessa espécie em populações naturais do bioma Mata Atlântica. O manejo sustentável será uma preocupação fundamental no processo de produção do xarope.

publicado por Unknown em 18.12.06



4 Comments:

  • Será que as multinacionais não passarão a perna nos brasileiros mais uma vez? Lá fora eles dizem que o guaraná é coisa deles ... E a cachaça? Até o nome os japoneses registraram como sendo deles. Olho vivo, Brasil!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:37 PM  

  • Apesar de tudo, dáorgulho ser brasileiro. Enquanto o povo cria e inventa coisas úteis e até mesmo geniais, como esse xarope de xaxim,lá em Brasília os políticos só fazem ca...$%+}]?/;: ... gadas!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:39 PM  

  • Torço para que o Asmazol seja, realmente, um remédio eficaz contra os males da asma. Vai ser um golaço da ciência e da inventividade dos brasileiros!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:34 PM  

  • Sou asmático e fico feliz com a criação desse xarope, o Asmazol. Espero vê-lo em breve nas farmácias ao alcance de todos. Parabéns ao Elzo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:35 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger