Andre Lazaroni

quarta-feira, setembro 19, 2007

A grande tragédia ambiental se repete neste 2007: as grandes queimadas, principalmente na Amazônia, e os incêndios na vegetação de quase todo o país. O mundo científico e os defensores do meio ambiente julgam que a situação está ficando cada vez mais grave. Parques e santuários ecológicos, assim como a fauna, são atacados pelo fogo sem controle, muitas vezes de origem criminosa. Essas grandes queimadas na Região Norte estão associadas ao desmatamento e já se tornaram a maior contribuição brasileira para o aquecimento global, com emissão de gases de efeito estufa.
Todos nós sabemos que a recomposição do cenário natural devastado por uma queimada só é feita ao longo de décadas. E muito pouco se faz nesse sentido. Os altos riscos das queimadas são originados por três motivos conjugados: os efeitos da seca provocados pelo efeito El Nino, o aumento na derrubada de árvores e as condições do solo.
Um eficiente manual editado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, afirma que deve ser implantado, em todo o país, um programa permanente de educação ambiental, visando à conscientização de todos sobre os prejuízos decorrentes das queimadas e a vantagem de se utilizar outras técnicas agrícolas mais modernas.
A queimada é uma tradicional prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. O Ibama, que não proíbe a prática da queimada, diz que ela deve ser feita sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado à área que será utilizada para a agricultura ou pecuária.

publicado por Unknown em 19.9.07



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger