Andre Lazaroni

terça-feira, outubro 02, 2007

Em artigo publicado na Folha de S. Paulo (25/9/2007), os professores Thomas E. Lovejoy e Gomercindo Rodrigues, fazem uma analise de estudos do cientista Enéas Salati, que mediu proporções de isótopos de oxigênio na precipitação pluviométrica amazônica, do Atlântico Sul ao Peru. O resultado é indiscutível: a Amazônia produz a parte maior de sua própria chuva. A implicação óbvia foi que o excesso de desmatamento pode degradar o ciclo hidrológico. Esses estudos do professor Salati começaram a ser feito quando Chico Mendes ainda liderava a luta dos seringueiros do Acre.
Novos estudos feitos por sensoriamento mostram que o ciclo hidrológico não apenas é essencial para a manutenção da floresta mas garante uma parcela significativa da chuva que cai ao sul da Amazônia, em Mato Grosso, em São Paulo e até mesmo no norte da Argentina. Tudo o que se produz na Amazônia depende da máquina de chuva. O mesmo acontece parte importante da geração de energia hidrelétrica no Brasil. Para o professor Salati, a economia do Brasil não pode se dar ao luxo de perder importante contribuição da máquina de chuva da Amazônia.
Aproximadamente um quinto do aumento anual das concentrações atmosféricas de gases causadores do efeito estufa vem do carbono liberado com o desmatamento. Isso faz do Brasil um dos maiores emissores mundiais de gases. Na conclusão de seu artigo, os professores Thomas E. Lovejoy e Gomercindo Rodrigues, dizem que os países que têm grandes florestas, como a nossa Amazônia, devem ser recompensados pelos serviços que prestam ao ecossistema global ao controlar o carbono nas florestas e fora da atmosfera. O Brasil tem que ser recompensado se manter a manutenção da máquina de chuva.

publicado por Unknown em 2.10.07



1 Comments:

  • Fica muito claro, no trabalho científico do professor Eneas Salati, que a sorte da Amazônia é vital para toda a humanidade. A Amazônia é a mais notável máquina de fazer chuva da natureza.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:59 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger