Andre Lazaroni

sexta-feira, setembro 28, 2007

Iniciativa pioneira histórica: foi realizado, na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), de São Paulo, o primeiro leilão de crédito de carbono no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), instituído pelo Tratado de Kioto. Segundo o Tratado, os países desenvolvidos, além de se comprometerem com metas internas de redução de gases poluentes, têm condições de comprar crédito de carbono gerado pelos países em desenvolvimento. O banco belgo-holandês Fortis Bank venceu o leilão, superando as ofertas de l3 outros concorrentes. Ele ofereceu 13 milhões e noventa e seis euros, cerca de 34 milhões de reais.
Foram negociados 808.405 créditos de carbono da Prefeitura de São Paulo, que ficou satisfeita com o dinheiro arrecadado. O crédito de carbono foi obtido pela Prefeitura com o controle do gás metano que deixou de ser lançado na atmosfera pelo Aterro Sanitário Bandeirantes, situado em Perus, na zona norte da capital e representou um volume correspondente a 808.405 toneladas de dióxido de carbono. Naquele aterro
existe um sistema de captação dos gases produzidos pela decomposição das sete toneladas depositadas por dia.
A Prefeitura de São Paulo tem a expectativa de realizar até 2008 mais dois leilões de crédito carbono no âmbito do MDL. Também no próximo ano será realizado um leilão de menor magnitude, referente a créditos de carbono de outro aterro sanitário da capital, o São João. Com o resultado do leilão de quarta-feira passada (dia 26) a Prefeitura paulistana terá uma receita extra que será aplicada em novas obras públicas, como a construção de parques e ciclovias. O Aterro Sanitário Bandeirantes tem uma termelétrica que transforma o gás metano originário da decomposição de lixo em energia elétrica.
O leilão realizado em São Paulo, com o crédito de carbono é, sem dúvida, um novo e excelente caminho para o destino dos aterros sanitários.

publicado por Unknown em 28.9.07



2 Comments:

  • Demorou, mas começaram as vendas de crédito carbono. Espero que outros governos façam como a Prefeitura de São Paulo fez.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:34 PM  

  • André, escreva mais sobre o crédito de carbono. É um assunto importante e muito interessante. Nos próximos tempos certamente vamos ouvir falar muito sobre o crédito de carbono.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:35 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger