Andre Lazaroni

terça-feira, setembro 25, 2007

A questão do meio ambiente mundial esteve em primeiro plano das discussões na Assembléia Geral das Nações Unidas, ao lado das guerras no Iraque e Afeganistão e da crise entre Estados Unidos e Irã. Afora a retórica, a posição brasileira esteve em destaque, especialmente com a defesa do Tratado de Kioto e a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, disse que o nosso país levou para a reunião de alto nível seu empenho no que diz respeito às ações de adaptação, mitigação e enfrentamento das vulnerabilidades. Segundo Marina Silva, “o Brasil pode dar uma grande contribuição naquilo que eu chamo de liderar pelo exemplo, com a concepção de que os países ricos devem continuar perseguindo suas metas e nos ajudar a alcançar cada vez mais resultados e, relação ao que somos responsáveis.”
A posição brasileira nas Nações Unidas destacou que um dos nossos principais objetivos é a continuação do desenvolvimento do plano nacional para enfrentar as mudanças do clima. Para isso, o combate ao desmatamento é uma peça fundamental: nos últimos dois anos o país evitou a emissão de meio bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera, o que representa 20% de tudo o que deveria ser reduzido nas nações mais desenvolvidas. Hoje e amanhã, em Washington, num encontro convocado pelo próprio presidente George Bush, dos Estados Unidos, representantes das economias mais importantes do mundo debatem, fora da ONU, as questões sobre mudança do clima, incluindo agora questões relativas à eficiência energética. A intenção de Bush também é favorecer o entendimento entre as duas teses preponderantes sobre qual o caminho a percorrer depois de 2012, com a revisão do Tratado de Kioto.

publicado por Unknown em 25.9.07



1 Comments:

  • O Brasil não fez feio na ONU. Muitas novas propostas foram apresentadas pela nossa delegação, com aplausos gerais. Quem não se manifestou foi exatamente o presidente Bush, que se recusa a assinar o Tratado de Kioto.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 12:02 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger