Andre Lazaroni

quarta-feira, outubro 24, 2007

Militantes do Greenpeace se preparavam para deixar a cidade de Castelo dos Sonhos, no Pará, com um caminhão que transportava uma tora de castanheira de 13 metros. Ela seria exposta numa exposição itinerante, sobre a destruição da Amazônia. No entanto, madeireiros impediram a saída do caminhão, mantendo os ativistas do Greenpeace em cárcere privado. O Ibama havia permitido a coleta e o transporte da tora de castanheira, e divulgou em seu site que “suspendeu a autorização para não agravar o conflito entre representantes da ONG e moradores do município, área onde ocorre uma operação de fiscalização de desmatamento.”
André Muggiati, da campanha da Amazônia do Greenpeace, afirmou: “esta tora de castanheira é sim um monumento da ausência de governo na Amazônia brasileira.” Os madeireiros se apossaram da tora e dizem que vão colocá-la numa praça de Castelo dos Sonhos. Para intimidar oito ativistas do Greenpeace, os madeireiros mobilizaram por 300 pessoas, entre elas muitos moradores e políticos locais. A castanheira, sob posse legal da ONG de defesa do meio ambiente, seria parte da exposição itinerante “Aquecimento Global: Apague essa idéia.” A árvore, queimada ilegalmente em terras públicas no oeste do Pará, simboliza a rápida destruição da Amazônia e exibida primeiramente em locais de grande concentração pública do Rio de Janeiro e São Paulo.

publicado por Unknown em 24.10.07



3 Comments:

  • Quem manda na Amazônia não é o governo. São as multinacionais e os madeireiros.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:07 PM  

  • É uma vergonha essa decisão do Ibama de lavar as mãos na questão Greenpeace x madeireiros. Por que será que estes últimos são sempre beneficiados?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:09 PM  

  • Quem sabe se esse incidente vivido pelo pessoal do Greenpeace, lá no Pará, não resulte em publicidade maior para o movimento que defende as causas do meio ambiente?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:11 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger