sexta-feira, novembro 30, 2007
Brasil tem pressa com negociações sobre o clima
O mundo espera que a reunião das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, que se realizará em Bali, Indonésia, neste mês de dezembro, aumente o senso de urgência e a participação dos países desenvolvidos para que o ano se feche com sinal verde para a saúde da Terra. Um documento preparado pelo Pnud, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, será a base das discussões. “Combater as mudanças do clima: solidariedade humana em um mundo dividido” é o texto que destaca que as mudanças climáticas poderão causar um retrocesso sem precedentes na redução da pobreza e nos avanços alcançados em setores como saúde e educação, além de aumentar as desigualdades sociais no mundo.
Em Bali, a 13.a Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima será um evento-chave para as negociações em torno de um acordo multilateral que vai substituir o Protocolo de Kioto, depois do ano 2012. Uma primeira grande notícia favorável à conferência é a adesão da Austrália ao Protocolo de Kioto. O novo governo trabalhista prometeu deixar a isolada posição ao lado dos Estados Unidos para se juntar à maioria dos países. Segundo a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, os países ricos são os maiores responsáveis pelos problemas climáticos e, ao mesmo tempo, os que detêm recursos financeiros e capacidade tecnológica para começar de imediato as ações necessárias para a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
publicado por Unknown em 30.11.07
2 Comments:
Essa reunião da ONU em Bali, Indonésia,tem tudo para fracassar. Só os países que não lançam CO2 na atmosfera mantêm alguma unidade.
Publicado por Anônimo , em 8:18 PM
Vamos t0orcer para que está conferência de Bali termine com resultados positivos. Mas isso vai ser difícil.
Publicado por Anônimo , em 8:19 PM
Postar um comentário
<< Voltar