Andre Lazaroni

quinta-feira, novembro 08, 2007

O Ministério do Meio Ambiente tem como meta a eliminação total do CFC, clorofluocarbonos, até 2010, como está previsto no Protocolo de Montreal. Um aparelho geralmente utilizado por asmáticos é o inalador de dose medida (MDis) que contém a substância. Segundo o Ministério, a não-comercialização desse aparelho praticamente colocará o Brasil na posição de respeito aos tratados internacionais. Segundo a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Thelma Krug, “nesses 20 anos do Protocolo de Montreal 200 milhões de toneladas de substâncias que destroem a camada de ozônio deixaram de ser produzidas. O Brasil conseguiu antecipar em 95% a eliminação de CFCs, restando cerca de 200 toneladas relacionadas ao uso farmacêutico para doenças respiratórias.”
Durante um encontro promovido em Brasília, há poucos dias, o Ministério do Meio Ambiente debateu mecanismos para auxiliar no processo de substituição dos inaladores de dose medida. Thelma Krug atribuiu o sucesso do programa de eliminação de CFCs a três fatores. O primeiro está relacionado aos recursos financeiros geridos pelo Pnud, que somaram cerca de US$ 80 milhões e beneficiaram mais de 200 projetos para conversão das indústrias usuárias de CFCs. O segundo ponto é a legislação brasileira com importante referência à resolução 267/2000 do Conama, que restringiu os prazos para eliminação de CFCs pelo setor produtivo. O terceiro fator foi a cooperação entre governo e setor privado, que garantiu a antecipação de metas. O Ministério do Meio Ambiente informou ainda que funcionam no Brasil 40 milhões de geladeiras que ainda possuem CFCs. Quatorze mil técnicos em refrigeração foram treinados para lidar com esses equipamentos e evitar que o gás seja lançado na atmosfera.

publicado por Unknown em 8.11.07



1 Comments:

  • Conheço muita gente que ainda tem geladeiras com o gás tão nefasto à camada de ozônio na atmosfera. Elas não têm medida do mal que o CFC causa ao mundo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:44 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger