Andre Lazaroni

segunda-feira, dezembro 03, 2007

A água é um bem finito. Se não cuidarmos dela, fazendo também o máximo de economia, ela acabará. Falo dessa questão fundamental da água desde minha primeira campanha a deputado estadual. De lá para cá, há uns cinco anos, a crise se agrava, deixando cada vez mais preocupadas as organizações que fazem o abastecimento, os ambientalistas e pessoas que defendem uma melhor qualidade de vida. Em meu livro “Defenda-se” publiquei algumas frases que definem bem o momento que vivemos: “da água existente no planeta, 97% são de água salgada e apenas 3% de água doce. 2% estão sob a forma de gelo e somente 1% está acessível ao homem.” Outra: “se você fechar a torneira enquanto escovar os dentes economizará vinte litros de água tratada. Se fechar a torneira enquanto ensaboa os pratos, economizará cem litros.”
Há poucos dias, a água voltou às manchetes, com novos relatórios e análises. Por incrível que pareça, o Brasil desperdiça 45% da água captada. Esse total é perdido entre a captação, no manancial, e a casa dos consumidores. A Folha de S. Paulo, que publicou ampla matéria, afirma que para os especialistas a perda aceitável fica na casa dos 15% a 20%. Segundo a ONU, 110 litros de água devem ser consumidos pelas pessoas, todos os dias. No Brasil, entretanto, se gasta o dobro, principalmente nas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Porto Alegre. Os pesquisadores que monitoram o desperdício de água garantem também que os usuários mais ricos gastam mais água. Nos bairros classificados como nobres, o consumo pode ultrapassar mais de 400 litros por pessoa.

publicado por Unknown em 3.12.07



3 Comments:

  • Na educação que recebi de meus pais, lá se vão mais de 50 anos, aprendi a economizar e a preservar a água. Fiz isso com meus filhos e vejo meus netos fazendo o mesmo. Educação é tudo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:14 PM  

  • Quem não economiza água não se preocupa com o amanhã.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:59 PM  

  • Diariamente economizo água como se fosse alguma coisa de altíssimo valor. E é.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:00 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger