Andre Lazaroni

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Países africanos vão poder monitorar desastres naturais, desmatamentos, ameaças à produção agrícola e riscos à saúde pública. Essas ações benéficas às pessoas e ao meio ambiente serão feitas graças ao satélite CBERS, desenvolvido pelo Brasil e a China. O anúncio da disponibilidade gratuita de dados orbitais para a África foi o grande acontecimento da 3.a Cúpula Ministerial de Observação da Terra, que se realizou há pouco na Cidade do Cabo, África do Sul. Nesse evento ocorreu também a 4.a Reunião Plenária do Grupo de Observação da Terra (GEO).
As imagens do CBERS serão captadas em estações instaladas na África do Sul, Ilhas Canárias (Espanha), Matera (sul da Itália) e Malindi (Quênia). O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, responsável pela operação brasileira do Programa CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), afirmou que a iniciativa brasileira, apoiada pelo parceiro chinês, mostra como países em desenvolvimento podem contribuir de forma significativa para melhorar os sistemas internacionais de observação da Terra.

publicado por Unknown em 5.12.07



2 Comments:

  • Essa notícia que fala do satélite brasileiro posto à disposição dos países africanos me enche de orgulho. É assim que se faz, em seu tratandpo principalmente do meio ambiente. Parabéns ao Inpe.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:37 PM  

  • Foi com orgulho que li, em seu blog, a auspiciosa informação segundo a qual o Brasil, através do Inpe, liberará seu satélite de rastreamento a todos os países da África. É isso mesmo: país em desenvolvimento ajudando países sub-desenvolvidos.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:49 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger