Andre Lazaroni

sexta-feira, dezembro 07, 2007

Na 13ª Conferência da Convenção de Mudança Climática das Nações Unidas, que se realiza em Bali, Indonésia, a China continua sendo pressionada a mudar sua posição em relação ao meio ambiente. A China lança tanto gás carbônico na atmosfera quando os Estados Unidos. Já contei, neste mesmo espaço, um fato vivido por um conhecido que viajou pelas grandes cidades chinesas. O que ele viu foi de assustar. Em pleno meio dia, em Pequim, a cidade estava quase escura, coberta por uma densa fumaça amarela. O Sol, quase não se via. Mais parecia uma pequena laranja no céu.
Agora, em Bali, a China luta para não ser a vilã do meio ambiente. A grande nação emergente da Ásia, que utiliza muito carvão, uma das matérias-primas mais sujas da Terra, para mover suas indústrias, promete reduzir o consumo de energia em 20% até 2010, amenizando o problema. E mais: informou que vai aplicar no mesmo período quase 40 bilhões de dólares, para purificar seu próprio ar e estabelecer um rígido controle na emissão de gases de efeito estufa. Muitos observadores da conferência, na maioria de ONGs internacionais, e até mesmo diplomatas de vários países, desconfiam dessas promessas e intenções dos chineses. Na verdade, até agora eles pouco fizeram para deixar de serem, como os Estados Unidos, campeões da poluição atmosfera.

publicado por Unknown em 7.12.07



2 Comments:

  • A China tem uma posição diplomática bem agressiva na reunião de Bali, Indonésia. Ela e a Índia podem ensaiar uns passos de liderança e desbancar outros países em desenvolvimento, o Brasil entre eles.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:51 PM  

  • Não acredito nessa conferência de Bali ...

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:52 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger