Andre Lazaroni

quinta-feira, janeiro 17, 2008

O que pensam da ciência e – isso é fundamental – o que pensam do meio ambiente os candidatos que concorrem às eleições primárias, nos Estados Unidos? A revista científica americana Science, de prestígio internacional, fez uma bem trabalhada matéria a respeito, mesmo não tendo conseguido entrevistar nenhum deles. Os que se saíram melhor em pesquisas sobre seus discursos de campanha foram os democratas Hillary Clinton, Barack Obama e John Edwards. Dos cinco candidatos do Partido Republicano, só o senador John McCain tem propostas bem definidas sobre os temas. O ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani, se referiu vagamente ao meio ambiente.
É fora de dúvidas que os democratas têm uma grande bandeira a seu favor, na questão ambiental. O ex-vice-presidente Al Gore, autor do livro Uma Verdade Inconveniente, depois transformado em filme ganhador do Oscar da Academia de Hollywood e Prêmio Nobel da Paz em 2007, é citado tanto por Hillary, Obama e Edwards como paladino na luta pela questão ambiental. Obama, por exemplo, disse que vai destinar 150 bilhões de dólares para o desenvolvimento de biocombustíveis em seu mandato. Hillary pretende destinar 60 bilhões de dólares ao Instituto Nacional de Saúde. Edwards afirmou que vai impor cortes na emissão de gases de efeito estufa com meta até 2050 e arrecadar 10 bilhões de dólares com o leilão de créditos de carbono. Os três também se posicionam bem quando a pergunta é o que fazer pela ciência. Vamos aguardar.

publicado por Unknown em 17.1.08



5 Comments:

  • O ex-vice-presidente Al Gore vai mesmo ter um omportante pesso nas eleições presidenciais americanas. Tomara que vença alguém que tenha propostas bem progressistas em relação ao meio ambiente.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:13 PM  

  • Al Gore será o grande eleitor na eleição americana deste ano.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:39 PM  

  • Qualquer que seja o presidente eleito nos Estados Unidos, nas eleições do fim de ano, ele não assinará o Tratado de Kioto, que limita a emissão de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera. Impossível seguir o exemplo da Austrália, que tendo agora um primeiro-ministro social-democrata, assinou o tratado. Por quê o futuro presidente americano não fará isso? Porque o complexo financeiro-militar não vai deixar.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:35 AM  

  • Sou pessimista quanto a um governo americano que seja progresista aos olhos do mundo. Eles só pensem neles.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:58 PM  

  • A política interna, e agora com essa ameaça de recessão econômica, é que domina o cenário político-eleitoral dos Estados Unidos. Vamos ser claros: ciência e meio ambiente são temas de terceira preocupação de Hillary Clinton e companhia.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:42 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger