Andre Lazaroni

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Ainda neste mês de janeiro indígenas de aldeias Terena e Kadiwéu, localizadas na região do Pantanal (Mato Grosso do Sul), que integraram a primeira turma de 40 alunos do Curso de Agroecologia em Terras Indígenas, vão receber seus diplomas. O grupo formado por 28 homens e 12 mulheres se habilitou a ingressar no curso universitário sobre agroecologia, criado pelo Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Católica Dom Bosco. Eles tiveram seis meses de aulas presenciais e de campo focadas principalmente em discussões sobre o curso pioneiro e na realização de diagnósticos e coletas de informações sobre as condições e o uso das terras nas próprias aldeias.
O professor Tércio Fehiauer, da Universidade Católica Dom Bosco e da Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul, disse que “não só o curso de nível superior, voltado especificamente para os indígenas é pioneiro, como a própria agroecologia é uma ciência que ainda está sendo construída, em grande parte com a colaboração do conhecimento tradicional que é desconsiderado em outros ramos científicos.” Com a supervisão dos professores/mediadores, os alunos indígenas fizeram mapeamentos das condições da diversidade biológica e da cobertura florestal no território de suas aldeias e identificaram as principais necessidades e angústias das comunidades. O estudo conjugou a observação pessoal dos estudantes e a tomada de depoimentos dos anciões, sábios e líderes, que resgataram a história das aldeias e muitos conhecimentos que vêm sendo perdidos pelas novas gerações.

publicado por Unknown em 14.1.08



5 Comments:

  • Conheço a Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul. Seu trabalho, junto às comunidades indígenas, é de altíssimo nível. Quem estuda ou trabalha naquela Universidade se integra totalmente ao espírito das nações indígenas, como kadiwéus e Kaiová.Abraços. Continue informando a gente.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:33 PM  

  • Maravilha. Enfim temos um curso universitário para os povos indígenas. Espero que essa iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e da Universidade Católica Dom Bosco prospere.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:35 PM  

  • Preciso saber mais dessa nova ciência, a agroecologia. Escreva mais sobre o assunto.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:36 PM  

  • É isso mesmo! Índio deve estudar os problemas, as questões, a tradição, as necessidades e o futuro de seu povo. O pranteado professor Florestan Fernandes, um dos país da sociologia brasileira, que escreveu livros importantes sobre a população negra, afirmou certa vez que era chegada a hora dos negros estudarem a vida dos negros. Agroa, chegou a vez de índio estudar a vida de índio.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 7:39 PM  

  • É preciso que a sociedade brasileira tome ciência dos crimes quer se comentem contra as populações indígenas. Suas terras são cada vez menores. Suas culturas têm sido substituídas por culturas estranhas, principalmente as religiosas. O homem branco faz tudo de ruim com o índio.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:04 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger