segunda-feira, janeiro 28, 2008
Países ricos provocam graves danos ambientais aos pobres
Estudos feitos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, liderados pelo economista Richard Norgaad, mostram que o dano ambiental que os países do chamado primeiro mundo causaram aos países em pobres é muito maior do que a dívida externa destes últimos. Entre as décadas de 60 e 90 o consumo e a destruição de recursos da natureza por parte dos ricos vão, ao longo do século XXI, impor uma perda de 7 trilhões e 400 bilhões de dólares às nações pobres e em desenvolvimento, como o Brasil. Nas mesmas décadas, a dívida externa dos pobres somou um trilhão e 700 bilhões de dólares.
O estudo foi publicado no Brasil pela Folha de S. Paulo e dá outros números impressionantes: neste século, o prejuízo ambiental provocado pelos países ricos ao planeta somará 47 trilhões de dólares. O professor Richard Norgaad e seus colegas afirmam em um bem elaborado relatório que suas estimativas são “conservadoras”. Os danos à saúde da Terra “como mudança climática, destruição da camada de ozônio, expansão da agricultura pesca predatória e danos a mangues” são incontáveis. O estudo acadêmico informa ainda que só os danos causados pelos gases de efeito estufa lançados à atmosfera pelos países ricos são alarmantes, provocando 97% das perdas dos países pobres.
publicado por Unknown em 28.1.08
4 Comments:
Esse estudo dos pesquisadores americanos mostram - sem nenhuma citação - porque os governos Clinton e Bush não assinaram o Protoclo de Kioto. O CO2 que eles mandam à atmosfera rende bilhões de dólares.
Publicado por Anônimo , em 6:56 PM
Bush e alguns outros governantes vão ter que ajustar as contas com a História. Eles estão provocando um aumento considerável de gás carbônico no ar já sufocado em muitos pasíes, como a China.
Publicado por Anônimo , em 2:35 PM
Como sempre, quem paga a conta são os países pobres, subdesenvolvidos. Como um certo país da América Latina, "deitado eternamente em berço esplendido".
Publicado por Anônimo , em 11:21 AM
A dependência dos países pobres diante dos países ricos vem de muito tempo. A bem da verdade, ela remonta à época das colônias. Os reinados e os impérios levavam tudo daqui, da África, da Ásia e da Oceania.
Publicado por Anônimo , em 8:31 PM
Postar um comentário
<< Voltar