Andre Lazaroni

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Os fundos de investimentos que o mercado classifica de socialmente responsáveis estão em plena expansão no Brasil. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo indica que os “socially responsible investments”, na denominação em inglês, tiveram seu patrimônio líquido triplicado em um ano. Passaram de R$ 500 milhões em dezembro de 2006 para R$ um bilhão e 700 milhões em dezembro de 2007. Os fundos que privilegiam ações de empresas com práticas socioambientais e de governança corporativa considerados adequados ao nosso tempo ganham novos investidores que antes não eram atraídos pela rentabilidade da Bolsa de Valores.
Roberto Gonzalez, da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais, Apimec, afirmou que “bancos, corretoras e outros agentes estão sendo procurados por pessoas físicas para que passem a analisar, sob o ponto de vista social e ambiental, os riscos das empresas na Bolsa. É uma tendência internacional que ganha força no Brasil.” Segundo a reportagem do jornal paulista, um dos fatores que impulsionaram essa demanda foi o lançamento, no final de 2005, do Índice de Sustentabilidade Empresarial, ISE, da Bovespa, carteira que hoje reúne 40 ações de 32 empresas.

publicado por Unknown em 23.1.08



4 Comments:

  • Essas corporações que se dizem defensoras do desenvolvimento sustentável, como os grandes bancos, são farisáicas. Jogam propaganda pra cima de nós, se dizendo boazinhas, mas exploram o povo com juros e taxas escorchantes.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:22 AM  

  • Boa notícia. Essas empresas que aplicam uma mínima parte de seus lucros em projetos de meio ambiente estão na mão da história. O capitalismo demora, mas acaba cedendo aos argumentos que indicam novos caminhos. Sem perder os lucros, é claro.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 10:24 AM  

  • Essas empresas lembram certas pessoas que fazem caridade com o dinheiro dos outros. Elas ganham fortunas e destinam "algum" para o meio ambiente. No fim, e isso é certo, acabam lucrando mais porque o pouco que sai de seus cofres retorna depois na hora do pagamento do imposto de renda. São os chamados benefícios fiscais ...

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:22 PM  

  • Boa iniciativa. Tomara que mais investidores ingressem nesse mercado.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 5:23 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger