segunda-feira, janeiro 21, 2008
Desertificação ameaça nascente do Rio Araguaia
A nascente do Rio Araguaia, entre os estados de Mato Grosso e Goiás, continua em processo de desertificação conforme constatou um trabalho de campo feito por pesquisadores do Laboratório de Geologia e Geografia, Labogef, unidade pertencente à Universidade Federal de Goiás (UFG). A Revista Brasileira de Jornalismo Científico publicou matéria assinada pela repórter Celira Caparica detalhando esse grave problema ambiental. Os principais responsáveis pela desertificação são a monocultura de soja e a formação de pastos para a criação de gato. A vegetação nativa está sendo eliminada continuamente há mais de 15 anos.
“Com o tempo essas áreas são abandonadas e, com a remoção da cobertura vegetal, se transformam em areia pura”, afirmou a professora Rosane Amaral Alves da Silva, especialista em erosão e desertificação de solos do Labogef. O período de estudos da pesquisadora na nascente do Rio Araguaia – segundo a matéria transcrita no site Ecodebate – coincidiu com o aumento da produção de soja, atividade que pode ajudar a acelerar o aquecimento global. Fotos aéreas batidas em 1965 e imagens de satélite entre 1970 e 1980, não indicaram a presença de areal na nascente. Mas no final dos anos 80 eles se iniciaram, prolongando-se até a década de 90. Imagens de satélite recentes mostram areais de até 367 km2, indicando nítido processo de desertificação.
publicado por Unknown em 21.1.08
4 Comments:
O Rio Araguaia segue o mesmo destino de tantos outros rios brasileiros: a degradação já em sua nascente. É a desertificação que avança. E as autoridades, o que fazem?
Publicado por Anônimo , em 10:42 AM
O plantio de soja em larga escala no cerrado e na Amazônia, e a criação de gado, são os novos males que causam sérios danos ao meio ambiente. Quando o Brasil vai abrir os olhos para esses atentados à natureza que só beneficiam as multinacionais e os grandes capitalistas nativos?
Publicado por Anônimo , em 4:17 PM
E o nosso Rio Paraíba do Sul como vai? É preciso salvar esse rio para as gerações futuras, como deve ser evitada a desertificação da nascente do Rio Araguaia.
Publicado por Anônimo , em 1:44 PM
Talvez, com essa denúncia, as autoridades tomem jeito e recuperem a nascente do Rio Araguaia.
Publicado por Anônimo , em 1:45 PM
Postar um comentário
<< Voltar