Andre Lazaroni

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Dirigentes de diversas organizações não-governamentais (ONGs) vão se reunir com funcionários do Ministério do Meio Ambiente para formalizar denúncias contra fazendeiros e grandes empresas dos setores pecuário e agrícola, que continuam devastando a Floresta Amazônica. O coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da WWF, Mauro Armelin, disse, em entrevista ao repórter Marco Antônio Soalheiro, da Agência Brasil, divulgada pelo blog EcoDebate, que não se pode ser inocente “em falar que o setor madeireiro não tem culpa, mas o desmatamento é fruto, sobretudo, do setor agrícola e pecuário. Não há dúvida nisso”. O ambientalista acrescentou: “a extração ilegal de madeira é responsável pela degradação de algumas áreas, ao retirar da floresta toras de alto valor econômico, como o mogno, em um processo chamado de garimpagem florestal. “A floresta perde interesse para manejo e, em seguida, vêm a pecuária, a devastação total, a retirada da floresta e o corte raso”.
O repórter da Agência Brasil ouviu outro dirigente de ONG, Adrian Garda, do Programa Amazônia da organização não-governamental Conservação Internacional do Brasil, que denunciou um ciclo de desmatamento no norte de Mato Grosso e no sul do Pará para a exploração de madeira, ilegal ou não, seguida depois pela expansão da pecuária e do plantio de soja. Garda afirmou que nas regiões onde mais aumentou o desmatamento em 2007 já existem fronteiras consolidadas de exploração madeireira. E a pecuária, ao contrário, está em ritmo de expansão no Pará, assim como o cultivo de soja, em Mato Grosso, ambos impulsionados por preços internacionais favoráveis. “Não houve mudança no mercado mundial de madeira, mas houve no mercado de commodities para soja e pecuária, o que leva a crer que a principal causa do desmatamento recente é essa”, declarou Adrian Garda.
Como se vê, a Amazônia continua sendo rapinado por grandes corporações que, a cada dia, mais abrem gigantescas clareiras na floresta.

publicado por Unknown em 18.2.08



4 Comments:

  • Manifestações ocorridas no Pará, contra a ação governamental que proibe o desmatamento da Floresta Amazônica mostram que as madeireiras usam a população em defesa de seus propósitos criminosos. A mesma coisa é feita no sul do país por empresas de fumo, como a Souza Cruz, que incentivam manifestações de plantadores de tabaco. O governo não pode recuar.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:47 AM  

  • Se o Brasil não agir com firmeza ficará desmoralizado perante a opinião pública mundial que condena os desmatamentos.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:48 AM  

  • A pecuária e a agricultura estão acabando com a Florestas Amazônica. Vi isso de perto no Pará. O avanço do capitalismo selvagem na mata é feito diuturnamente.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:49 AM  

  • O Ministério da Agricultura faz vistas grossas ao desmatamento. Ele é omisso em tudo. Querem outra prova disso: a lista dos abatedouros de carne bovina que mandou para a União Européia. Muitas das empresas listadas não obedeciam às mínimas condições exigidas pelos europeus.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:52 AM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger