Andre Lazaroni

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Madeireiras da cidade de Tailândia, a 200 quilômetros de Belém, no Estado do Pará, continuam se insurgindo contra a decisão do Ibama e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, de fazerem a retirada de mais de 10 mil metros cúbicos de madeira ilegal extraída na região. Como bem lembrou o Greenpeace, os madeireiros fazem com as autoridades ambientais o mesmo que fizeram com a ONG no mês de outubro de 2007: impediram a saída de uma tora de castanheira queimada adquirida na cidade de Castelo dos Sonhos, oeste do estado. O Greenpeace queria trazer a árvore queimada para o sudeste do país, a fim de exibi-la em praça pública, num protesto contra as queimadas e o desmatamento.
A operação de fiscalização que vem sendo realizada contra a extração de madeira ilegal na região, pelo Ibama e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, teve que ser interrompida por falta de segurança. Um grupo de fiscais chegou a ficar encurralado dentro de uma serraria. Houve enfrentamento entre manifestantes e a Polícia Militar em diversas partes da cidade. As pessoas que fazem os protestos são empregadas de serrarias que agem movidas pelos patrões que as ameaçam de desemprego. O Greenpeace, em seu site, perguntou: será que o governo vai afinar novamente para os madeireiros, deixando que as muitas toras de madeira extraída ilegalmente da Amazônia fiquem na cidade de Tailândia? Os madeireiros mais uma vez ganharão a queda-de-braço com as autoridades?
E a mesma organização não-governamental respondeu: está na hora do governo federal mostrar que não admite mais que o desmatamento fique impune. Ou impõe a lei e garante a governança na região ou pagará um preço alto por não enfrentar um problema que está destruindo nossa floresta amazônica. Por fim, o Greenpeace, um exemplo mundial na luta contra o desmatamento, lembrou: afinal, como diz o ditado, quem cria cobras amanhece picado.

publicado por Unknown em 25.2.08



5 Comments:

  • Afrontados pelos madeireiros, os governos da União e do Pará reagiram com todo o rigor. Agora, com um fantástico policiamento, quero ver a "coragem" daqueles que devastam a Amazônia!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:31 PM  

  • O Brasil não pode recuar! O abate ilegal de árvores deve ser tratado como crime grave!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:32 PM  

  • Quero se a ação das polícias vai continuar no Pará, contra as madeireiras.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:38 PM  

  • A operação contra as madeireiras tem que se estender pelo Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:39 PM  

  • Infelizmente o abate de madeiras na Amazônia, assim como o plantio de soja e a criação de gado - tudo feito de forma ilegal - é uma prova da ausência do Estado. A Amazônia tem que ser ocupada pelos órgãos governamentais assim como as favelas do Rio e São Paulo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 1:41 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger