Andre Lazaroni

quinta-feira, março 13, 2008

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, com seus graves problemas ambientais, e com o sucesso sempre crescente de sua economia, a China está cada vez mais sob os olhos do mundo. Mas o que nos interessa aqui, neste breve comentário, é a questão do meio ambiente. A China sabe que a comunidade internacional vai apertá-la cada vez mais para diminuir suas crescentes taxas de emissões de CO2. O quadro chinês é altamente preocupante.
Até 2010, os chineses terão emitido mais de 600 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera terrestre, muito além das 115 milhões de toneladas previstas pelo Protocolo de Kioto, levando-se em conta níveis registrados no ano 2000. O protocolo expira em 2012, mas na Conferência de Bali, Indonésia, no final do ano passado, a China havia se comprometido a baixar seus índices de poluição ambiental.
Um estudo na Universidade da Califórnia, publicado pelo jornal O Globo, em sua edição de 12 de março corrente, mostra que as emissões chinesas de CO2 são altamente preocupantes. O professor Maximiliam Auffhammer disse, simplesmente: “o crescimento das taxas de emissões superam nossas piores expectativas.” Esses dados desoladores vindos da China já causam protestos. O maratonista etíope Haile Gerbr-Selassié, recordista mundial com a marca de 2h04m26s, declarou que não irá à Olimpíada de Pequim. Outros certamente o seguirão.

publicado por Unknown em 13.3.08



5 Comments:

  • Em matéria de meio ambiente pra lá de negativo, a China já vive o futuro. Todo mundo tem que andar na rua com máscara no nariz e boca. A poluição é tanta que o sol parece amarelecer cada vez mais. Pobre China. E nós?

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:35 PM  

  • Podem acreditar: muitas manifestações contra a China serão realizadas em todo o mundo, durante a realização das Olimpíadas. O avanço econômico dos chineses é incompatível com os tratados inyernacionais que regem o meio ambiente.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:16 PM  

  • Pesquisas indicam que a economia da China vai superar a dos Estados Unidos dentro de 10, 15 anos. Os chineses também vão superar os Estados Unidos como os sujões e poluidores maiores do mundo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:19 PM  

  • Essas informações são lastimáveis. De país socialista, a China passou a ser uma das vilãs do planeta.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:20 PM  

  • O que acontece na China é bem preocupante. Para esses novos neocapitalistas, o dinheiro está em primeiro lugar.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 8:16 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger