Andre Lazaroni

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Uma pesquisa de opinião pública, mandada realizar no Japão pela organização internacional Greenpeace, mostrou que a imensa maioria da população local é contrária à caça às baleias no santuário da Antártica. O índice de rejeição à política oficial chegou aos 71%. Um número ainda maior de cidadãos japoneses pesquisados, cerca de 87%, não tinha o menor conhecimento de que parte dos impostos cobrados ajuda a subsidiar a atividade baleeira no país. O volume de dinheiro chega a cinco milhões de dólares, anualmente.
Foram entrevistados japoneses entre 15 e 60 anos, num total de 1.051 pessoas. O militante do Greenpeace no Japão, Junichi Sato, afirmou: “as conclusões da pesquisa mostram um grande contraste com as versões divulgadas pela Agência Japonesa de Pesca, segundo as quais matar as baleias no santuário do Oceano Antártico é agir em defesa da cultura do país e do desejo da população. A maior parte do povo japonês conhece pouco sobre o que tem sido feito em seu nome e com o seu dinheiro. As pessoas também não apóiam a caça que está em curso.”
Além da pesquisa o Greenpeace tem mais o que comemorar: seu navio, “Esperanza”, perseguiu durante duas semanas a frota baleeira do Japão que se deslocou para o Oceano Antártico, para capturar e matar baleias. Acossados pela embarcação da ONG, os baleeiros japoneses não capturaram uma única baleia. Uma brasileira, Leandra Gonçalves, coordenadora da Campanha de Baleias do Greenpeace Brasil, esteve a bordo do “Esperanza” e disse que agora é hora de pressionar o Japão a encerrar, em definitivo, a caça às baleias.

publicado por Unknown em 29.2.08



5 Comments:

  • Notícia maravilhosa por seus dois aspectos. Um, porque a presença permanente do navio "Esperanza", do Greenpeace, impediu que baleeiros japoneneses caçassem baleias no Pólo Sul. Outro, porque a opinião pública do Japão demonstra claramente que é contra à miserável caça nos mares do mundo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:09 AM  

  • Não podia ter outro comportamento a opinião do Japão. Fiquei aliviado com o resultado dessa pesquisa.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:10 AM  

  • Voz do povo, voz de Deus. Os japonenses demonstram ser contra a política adotada pelo governo, de chancelar a caça às baleias, proibidapor tratados internacionais.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:11 AM  

  • O modo aguerrido com que os militantes do Greenpeace atuam saiu-se mais uma vez vitorioso!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:12 AM  

  • Os japoneses, assim como os povos de todo o mundo, repudiam o cruel e sanguinário abate de baleias. O Japão não precisa disso para alimentar a´população. Além disso, as várias espécies estão em vias de extinção. Não à caça às baleias!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:57 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger