Andre Lazaroni

quarta-feira, março 19, 2008

Graças a uma ação internacional do movimento Greenpeace, um navio carregado de madeira de origem ilegal, saído de um porto da Amazônia, foi barrado quando se dirigia para Caen, já em águas territoriais francesas. O ativista brasileiro Marcelo Marquesini, que particiou do bloqueio do navio “Galina III”, afirmou que “a exploração ilegal de madeira abre as portas para que a floresta amazônica seja destruída, acelerando as mudanças climáticas e colocando em risco a biodiversidade e o modo de vida de milhares de comunidades tradicionais.”
Segundo o Greenpeace, a União Européia é o maior importador de madeira amazônica do mundo e não possui um sistema de verificação de origem do produto, permitindo que empresas que atuam de forma clandestina e com madeira vinda de desmatamento abasteçam o seu mercado com madeira ilegal. Isso torna os países europeus co-responsáveis pela destruição da Amazônia.
Relatório da organização internacional revelou que a produção ilegal de madeira na Amazônia continua sendo um problema crônico não resolvido pelo governo brasileiro e pelos estados amazônicos, apesar do tema ter sido incluído no Plano de Ação para Controle e Prevenção do Desmatamento, lançado em março de 2004. Estima-se que 80% da madeira explorada na região sejam produzidos de forma ilegal. Informou ainda o Greenpeace que o governo Lula assumiu que pelo menos 63% da produção anual, 40 milhões de metros cúbicos, sejam ilegais. Mas a madeira sai dos nossos portos “totalmente legalizada” graças às falhas no sistema de controle e monitoramento da produção. As empresas importadoras européias, por sua vez, justificam estarem comprando madeira com documentos legais quando, na realidade, estão financiando a exploração ilegal que segue destruindo grandes áreas de florestas, promovendo o desmatamento, facilitando a grilagem de terras e incentivando a corrupção e a violência contra comunidades.

publicado por Unknown em 19.3.08



4 Comments:

  • Os países da União Européia são coniventes com os contrabandistas de madeira de lei que sai ilegalmente do Brasil, de outras nações latino-americanas, africanas e asiáticas. O que era a fúria dos europeus, na época do colonialismo, atrás de outro e prata? Eles rapinaram tudo das então colônias.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:30 PM  

  • Não é só a madeira da Amazônia que é derrubada ilegalmente. Matas de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e demais estados da União são dizimadas criminosamente. É preciso um basta, já!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 12:45 PM  

  • Entre as muitas providências que têm que ser adotadas pelo Governo Federal está a criação da Guarda Costeira, para fazer frente também aos navios piratas travestidos de navios mercantes, como esse que foi interceptado na França pelo Greenpeace.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 3:14 PM  

  • O Governo Federal e os governos estaduais da Amazônia têm que usar força militar bem armada para por fim não só aos desmatamentos como também ao contrabando de madeira nobre extraída ilegalmente. Só o cano do fuzil-metralhadora assusta e apavora os criminosos, como estamos assistindo em municípios do Pará e Mato Grosso.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:52 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger