Andre Lazaroni

terça-feira, março 25, 2008

A partir deste ano, o 12 de outubro será dedicado às comemorações do Dia Nacional do Pantanal. Durante a realização de sua 89ª reunião ordinária, em Brasília, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou moção em apoio à iniciativa do Ministério do Meio Ambiente para a instituição da data. A moção conta com apoio de todo o movimento ambientalista e das organizações não-governamentais que atuam no setor, será agora encaminhada à Casa Civil da Presidência da República, para análise final.
O dia 12 de novembro foi escolhido para homenagear o ambientalista e jornalista Francisco Ancelmo de Barros, o Francelmo, que durante 25 anos dedicou-se à luta pela preservação daquele bioma. No dia 12 de novembro de 2007, durante uma manifestação no centro de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Francelmo ateou fogo no próprio corpo para protestar contra a instalação de usinas de álcool no Pantanal.
Francelmo foi membro fundador do Conama, fundador e presidente da Fundação para Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul (Fuconams), articulador da criação e conselheiro da AME (Associação Mato-Grossense de Ecologia), primeira entidade ambientalista de Mato Grosso do Sul e membro do Conselho Estadual de Controle Ambiental. Francisco Ancelmo de Barros era ainda filiado ao Fórum Brasileiro de ONGs.

publicado por Unknown em 25.3.08



8 Comments:

  • Feliz iniciativa essa de se dedicar o 12 de novembro para as comemorações do Dia Nacional do Pantanal. As datas servem para isso: conscientização e debate sobre o tema comemorativo, como acontece com a água e a árvore, por exemplo.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:46 PM  

  • Vamos nos lembrar do Pantanal antes que ele acabe, como está acontecendo com a Amazônia.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 9:47 PM  

  • Espero que as escolas públicas brasileiras, em especial às do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, divulguem e comemorem essa data. O pantanal é patrimônio da Humanidade.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:04 AM  

  • Francisco Ancelmo de Barros, como Chico Mendes, é mais um mártir da luta pela defesa da vida e da natureza no Brasil.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 11:06 AM  

  • Conheci o Pantanal nos anos 50, em região onde hoje está o Mato Grosso do Sul. Uma maravilha! Nada de poluição, grandes rebanhos de gado ou plantações erxóticas, como acontece hoje em dia. Voltei lá em 2005. Realmente é preciso de muito cuidado, senão o Pantanal acaba. A data vai servir muito para a consacientização dos brasileiros.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:13 PM  

  • O destino do pantanal já está escrito: um fim lento e doloroso. A poluição é demais em todos os sentidos.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 6:14 PM  

  • Parabéns ao Conama. Todo cuidado com a integridade do Pantanal é pouca.

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:10 PM  

  • O Pantanal é vital para a qualidade de vida de dois grandes estados brasileiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Lamentavelmente, indústrias madeireiras, usinas de álcool e a expansão de vastas plantações de soja e criação de gado vão acabando com a vida deste milagre da natureza. Vamos lutar, principalmente no Dia Nacional do Pantanal!

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 4:13 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger