Andre Lazaroni

segunda-feira, fevereiro 14, 2011


Boa iniciativa que chega de São Paulo. O governo do estado lançou, com sucesso, o projeto Mina d’Água, modalidade de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que visa remunerar produtores rurais que preservarem nascentes existentes dentro de suas propriedades.

É simples o Mina d’Água: o proprietário rural que tem uma mina na propriedade deve preservá-la, recompor a mata ciliar e evitar o acesso de animais. O Fecop, um fundo do governo estadual, passa o dinheiro para as prefeituras e elas fazem a remuneração dos agricultores pela preservação das minas.

Ambientalistas de São Paulo concordam que o projeto Mina d'Água é forma eficiente de estimular a proteção das nascentes de mananciais de abastecimento público, conciliando atividades de preservação com geração de renda principalmente no meio rural.

O governo do estado reservou 3 milhões e 150 mil reais para a fase piloto do projeto. A previsão é de que 150 nascentes sejam protegidas por município, num total de 3.150.

O estado assinou convênios com as cidades de Brotas, Colina, Eldorado, Guapiara, Guararapes, Ibiúna, Novo Horizonte e Santa Fé do Sul. Na fase piloto do projeto estão previstos convênios com 21 municípios, um por Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI).

Os municípios de Assis, Cristais Paulista, Garça, Monteiro Lobato, Piracaia, Regente Feijó, São Bento do Sapucaí e Votuporanga já assinaram convênio com o governo paulista. As cidades de Bertioga, Itapecerica da Serra, Santa Rosa do Viterbo, São João da Boa Vista e Ubatuba estão em processo para firmar a parceria.

publicado por André Lazaroni em 14.2.11



1 Comments:

  • "Precisar um projeto destes para Salesópolis, Biritiba Mirim - com Urgência porque estas Minas D'AGUA vão todas para as represas que abastece a grande São Paulo"

    Publicado por Anonymous Anônimo , em 2:18 PM  

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger