Andre Lazaroni

sábado, fevereiro 05, 2011



Uma boa nova que levou tempo para ser anunciada e concretizada: o governo federal lança, em abril, uma campanha nacional para promover hábitos de alimentação saudáveis em parceria com a indústria alimentícia. Quem garante a iniciativa salutar é o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Depois de dizer que uma dieta saudável ajuda a melhorar a qualidade de vida, contribuindo, entre outras coisas, para prevenir tumores no sistema digestivo, o ministro afirmou: “estou conversando com toda a indústria de alimentação, varejo, supermercados e indústria de bebidas para que, em abril, seja lançada uma campanha nacional de promoção da alimentação saudável”.
Ontem (4/2), no Rio, Alexandre Padilha participou de encontro preparativo da Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre Câncer e outras Doenças Não Transmissíveis, no Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ele repetiu: “queremos, cada vez mais, promover os hábitos saudáveis”.
Para o Ministério da Saúde é importante estabelecer metas de redução dos níveis de sódio, açúcar e calorias nos alimentos. Em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou resolução obrigando constar nos rótulos das embalagens alertas sobre os perigos para a saúde do excesso de calorias e sódio. A iniciativa foi contestada na Justiça pela Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia).
Sobre a contestação, declarou o ministro à Agência Brasil: “não fico esperando as disputas se resolverem para ter ações concretas de promoção dos hábitos saudáveis, de redução das metas de sódio, gordura e calorias nos alimentos. Junto com a Anvisa estamos trabalhando em um fluxo prioritário para registro de produtos com menor nível de sódio, de calorias e de açúcar”.

Reitera o Ministério da Saúde: boa alimentação é sinônimo de vida saudável. Por ser um fator ligado diretamente à saúde das pessoas, o ministério tem o compromisso de zelar pela alimentação dos brasileiros e, para isso, é responsável pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

publicado por André Lazaroni em 5.2.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger