Andre Lazaroni

quinta-feira, fevereiro 10, 2011



Sai do papel e entra em fase de realização efetiva o Atlasur, projeto conjunto do Brasil, Uruguai e Argentina para adaptação aos efeitos das mudanças climáticas na zona costeira. O Atlasur é coordenado pela Unesco e tem o objetivo de encontrar ações que possam ser desenvolvidas na costa dos três países e incorporadas pelos governos na agenda de desenvolvimento e meio ambiente.

Até julho, os ministérios do Meio Ambiente e do Planejamento, estados e universidades vão criar as diretrizes sobre como o projeto Atlasur será desenvolvido no Brasil. O Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF, em inglês), destinará 12 milhões de dólares para o desenvolvimento dos trabalhos do Atlasur, que também terá contrapartida dos três países.

Segundo reportagem de Carlos Américo, da Ascom do MMA, o projeto será dividido em dois componentes. O primeiro levantará informações sobre a zona costeira sul-americana, cenários e efeitos das mudanças do clima na costa e sistemas de modelagem costeira. Com essas informações, no componente de intervenção serão definidas estruturas de gestão da costa, como sistemas de alerta precoce.

A ideia é fazer projetos de curto, médio e longo prazos. O Brasil tem o Macrodiagnóstico da Zona Costeira, da Marinha, que poderá ser usado como base para os estudos. O documento tem informações que orientam ações de planejamento territorial, conservação, regulamentação e controle dos patrimônios natural e cultural.

Para a gerente de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Leila Swerts, o grande desafio do Atlasur é no campo institucional. Afirmou ela: “as instituições precisam perceber que há benefícios em fazer do gerenciamento costeiro um instrumento de desenvolvimento do país”.

Os efeitos das mudanças climáticas no litoral vão desde a perda de biodiversidade, erosão e inundações até danos à infraestrutura portuária, energética e de saneamento. Na parte brasileira, o projeto Atlasur será desenvolvido no litoral do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

publicado por André Lazaroni em 10.2.11



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger