Andre Lazaroni

quarta-feira, dezembro 01, 2010


Presença imediata do estado no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro. Cumprindo determinação do governador Sérgio Cabral, a Secretaria de Trabalho e Renda, inicia hoje (1/12) uma ação social de proporções nunca vistas na oferta de emprego e de renda naqueles bairros da Zona Norte. Vários programas e serviços, envolvendo intermediação de mão de obra, emissão de documentos e qualificação profissional, serão oferecidos gratuitamente para os moradores das comunidades livres do domínio do tráfico.

A partir das 9h de amanhã, quarta-feira, duas unidades móveis, localizadas uma em cada comunidade, vão oferecer serviços como emissão de carteira de trabalho (1ª e 2ª vias), fotos 3x4 e 500 vagas de emprego no mercado formal. Já os técnicos da Ouvidoria do Trabalho vão tirar dúvidas relacionadas a demissões, FGTS, benefícios, carteira sem assinatura, denúncias, rescisão contratual e acompanhamento para emprego.

Além disso, numa medida inédita, o programa Cidadão Olímpico, ônibus-escola cujo objetivo é qualificar mão de obra para os milhares de empregos que serão gerados na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016, terá como próxima parada as comunidades livres do domínio do tráfico.

São dois ônibus, com 330 oportunidades em cursos de qualificação profissional voltados para os setores de Turismo e de Hotelaria. Ao todo, são 110 vagas para agente de turismo, 110 para arrumadeira e camareira e 110 para garçom e barman, além de 400 vagas para curso básico de informática.

O programa conta com aulas de inglês, turismo, informática, cidadania e orientações sobre os Jogos Olímpicos. O curso prevê certificado para quem tiver frequência mínima de 80%. De acordo com os módulos do programa, os alunos ganham material didático, composto por apostila, dicionário inglês/português e CD ROM, com atividades interativas. O curso tem duração de quatro meses com sistema semipresencial; ou seja, os alunos também poderão estudar em casa ou em lan houses.

A Defensoria Pública também já se faz presente na base de operações das forças policiais no Complexo do Alemão, na Estrada do Itararé, para prestar assistência jurídica aos moradores da localidade. O atendimento está sendo feito em um ônibus. Ontem (30/11), primeiro dia de plantão, a Defensoria Pública se fez representar no local pela coordenação da campanha Cidadania, Eu Defendo e pelo Núcleo de Direitos Humanos.

Entre os serviços que estão sendo oferecidos no posto estão segunda via de documentos e procurações. Os moradores das comunidades também poderão registrar queixas em casos de furtos e saques a residência. A Defensoria Pública oferece ainda auxílio jurídico a traficantes que queiram se render.

É isso aí, gente. Sem a presença permanente e cada vez mais continuada do estado e da sociedade – com saúde, educação, segurança, organizações de apoio, empresas e empregos, qualificados ou não - pouco mudará nos bairros assistidos.

publicado por André Lazaroni em 1.12.10



0 Comments:

Postar um comentário



Links to this post:

Criar um link

<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger