Andre Lazaroni

sexta-feira, novembro 19, 2010


Nota 10! O tradicional e popular Mercadão de Madureira, tão conhecido de tantas gerações de cariocas e fluminenses, se afirma agora na defesa do meio ambiente. Ele vai ganhar um ecoponto de coleta de óleo de vegetal. A boa nova será inaugurada terça-feira (23/11), às 10h, pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos. O Mercadão de Madureira concentra 580 lojas de diversos segmentos e recebe aproximadamente 80 mil pessoas por dia.

A expectativa, de acordo com a Secretaria do Ambiente, é que o ecoponto, que faz parte do Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), colete 10 mil litros por mês. O óleo será utilizado como matéria-prima para fabricação de sabões. Criado pela secretaria, o Prove implantou quatro ecopontos no estado: em Marapendi, Volta Redonda, Barra Mansa e Santa Cruz.

Além de contribuir para a preservação ambiental, o ecoponto colabora para a geração de trabalho e renda, já que o programa é totalmente atendido por pelo menos 40 cooperativas de catadores. Segundo lembra a Secretaria do Ambiente, o óleo de fritura é um resíduo que provoca grande impacto ao meio ambiente. Cada litro despejado no sistema de esgotos, por exemplo, tem a capacidade de poluir cerca de um milhão de litros de água. Esta quantidade é equivalente ao consumo de uma pessoa por aproximadamente 20 anos.

Os prejuízos não são só ambientais, mas também para a sociedade, de forma que o óleo descartado irregularmente em aterros ou no sistema de esgoto acaba contribuindo para enchentes e problemas de saneamento. O Mercadão fica na Avenida Ministro Edgard Romero, 239, em Madureira.

publicado por André Lazaroni em 19.11.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger