Andre Lazaroni

domingo, novembro 21, 2010


O sábado, 20 de novembro, já é uma data especial no calendário da História. Comemorou-se, em todo o Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra. No Rio, o monumento de Zumbi dos Palmares foi reinaugurado, na Praça XI, no Centro do Rio, após passar por restauração e uma lamentável pichação. Segundo o preciso relato da assessoria de imprensa do governo do estado, com foto de Salvador Scofano, num sábado de sol, grupos religiosos e de dança, músicos e escolas de samba reforçaram a importância da raça negra na cultura nacional.

A cerimônia começou bem cedo, com a lavagem do monumento por baianas, que representavam as antigas donas dos terreiros de samba da região, como Mãe Ciata. O evento Rio Zumbi 2010 celebrou também os 100 anos da Revolta da Chibata, quando a determinação de João Cândido pôs fim ao castigo sofrido pelos marinheiros negros. Foram oferecidas diversas atrações ao público, como seminários sobre as políticas públicas, shows com diversos grupos de origem africana, apresentação de capoeiristas e da Companhia de Teatro Nossa Sem Hora.

Como lembrou alguém, durante todo o dia a população pode contar com o que há de melhor na cultura nacional de forma gratuita. O ministro da Igualdade Racial e Direitos humanos, Elói Ferreira, compareceu ao evento e destacou a importância do dia, como uma forma de reconhecimento da contribuição da cultura negra para o Brasil. Também estiveram presentes ao Rio Zumbi 2010 o presidente do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros, Paulo Roberto dos Santos, o secretário de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura, Carlos Osório, e a ex-secretária de Direitos Humanos e deputada eleita Benedita da Silva.

publicado por André Lazaroni em 21.11.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger