Andre Lazaroni

domingo, novembro 28, 2010


O Parque Estadual da Serra da Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está em festa! É a comemoração de seu 19º aniversário de criação com a renovação do seu Conselho Consultivo e festejando novas conquistas. A programação, que começou sexta-feira (26/11), será encerrada hoje, domingo.

Durante todo o sábado (27/11), das 9h às 18h, aconteceram eventos no Rancho das Tochas, incluindo a abertura da exposição de trabalhos de instituições parceiras, como o DRM, o Instituto Vital Brazil, o Museu de Arqueologia de Itaipu, o Clube Niteroiense de Montanhismo, a Neltur e a Casa da Ciência. O diretor de Biodiversidade do Inea, André Ilha, recebeu o credenciamento dos novos conselheiros do Conselho Consultivo do Peset, com a apresentação do regimento interno.

Ainda ontem, às 17h30, foi lançada a Campanha Abrace o Parque e Ciclovia do Abraço, que fazem parte da programação comemorativa dos 20 anos de criação da unidade, que irão acontecer ao longo do ano que vem. Eventos como o Limpa Lagoa de Itaipu e a Tenda Verde, exposição itinerante das instituições do Conselho Consultivo, também estão previstos para o ano que vem.

Hoje, domingo (28/11) são feitas atividades de escalada e cicloturismo e exposições ao longo do dia. A comemoração do aniversário do parque começou no dia 21, com uma agenda de visitas e palestras para estudante sobre a importância da unidade, criada em 1991 como parte de uma mobilização comunitária.

O Parque Estadual da Serra da Tiririca recebeu novo impulso nos últimos quatro anos: sua área foi ampliada e o quadro de pessoal recebeu o reforço de 13 guarda-parques, que atuam como apoio na orientação aos visitantes e fiscalização. Novos equipamentos foram adquiridos e o conselho consultivo foi reestruturado, ampliando a participação comunitária.

Uma de suas atrações, o Caminho Darwin, no trecho entre Niterói e Maricá, que foi percorrido pelo famoso cientista inglês em 1832, será remodelado com a construção de dois pórticos, cuJustificarjos projetos foram escolhidos num concurso entre os alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Inea começou a regularização fundiária da unidade com a desapropriação das propriedades existentes ao longo do Caminho Darwin, para implantação, no futuro próximo, de uma estrutura de lazer para a população. Além disso, foi intensificada a fiscalização contra construções irregulares no interior do parque.

Uma importante vitória para a preservação do ecossistema da região foi a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em favor do governo estadual, que havia incluído no parque, por decreto, toda a área do entorno da Laguna de Itaipu. Outro acréscimo previsto para a unidade é a incorporação das ilhas do Pai, da Mãe e da Filha.

Com 2,26 mil hectares, o Parque da Serra da Tiririca abrange áreas dos municípios de Niterói e Maricá e reúne vegetação típica de Mata Atlântica, incluindo espécies raras e em risco de extinção. Vamos visitá-lo e curtir sua extrema beleza? Vamos lá!

publicado por André Lazaroni em 28.11.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger