Andre Lazaroni

terça-feira, julho 13, 2010


Quem se lembra? Quem se preocupa? Seis meses depois do terremoto que devastou o Haiti e deixou cerca de 250 mil mortos, o país ainda não começou a ser reconstruído. Reportagem da BBC Brasil, cita informe da Organização dos Estados Americanos (OEA) indicando que apenas três países têm dito sim à reconstrução haitiana e ao socorro à população desassistida: Brasil, Noruega e Venezuela. A BBC mostra ainda que organismos internacionais têm no excesso de escombros nas ruas um dos principais sinais da lentidão em relação ao gigantesco desastre.

Relatórios de engenharia estimam que o grande abalo sísmico tenha deixado 20 milhões de metros cúbicos de entulho e que apenas um total entre 5% e 10% tenha sido recolhido nos últimos seis meses. Segundo o representante da OEA no Haiti, Ricardo Seitenfus, logo depois do terremoto alguns países chegaram a enviar máquinas para ajudar na limpeza dos escombros. Mas os equipamentos foram retirados meses depois. Para Seitenfus, a limpeza das ruas pode demorar até seis anos caso o atual ritmo seja mantido.

O governo haitiano informa que os desabrigados chegam a um milhão e meio de pessoas, que vivem em barracas de lona. Um dos desafios é a construção de moradias temporárias, que são pequenas casas feitas sobre estrutura de aço e que podem ser facilmente removidas, se necessário. A ONU informou que, até ontem, menos de 4 mil unidades foram construídas. A meta é chegar a 125 mil nos próximos 12 meses. Segundo o escritório das Nações Unidas para Assuntos de Coordenação Humanitária (Unocha), o terremoto fez surgir 1.240 campos de refugiados.

O governo haitiano calcula que a reconstrução do país, em longo prazo, deverá custar US$ 11,5 bilhões. Em março, um grupo de países doadores, entre eles o Brasil, estabeleceu um fundo internacional de US$ 5,3 bilhões a serem gastos até o final de 2011. No entanto, organismos internacionais têm criticado a demora com que o dinheiro está sendo efetivamente colocado à disposição. De acordo com a OEA, dos mais de 20 países doadores, apenas o Brasil, a Noruega e a Venezuela já fizeram seus depósitos no fundo de reconstrução.

publicado por André Lazaroni em 13.7.10



0 Comments:

Postar um comentário



<< Voltar


Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger